Luiz Kunde

Presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Joinville

Os dias 9 e 10 de junho nos trouxeram três ótimas notícias: a privatização da BR-280, a ampliação do Porto de São Francisco do Sul pela inciativa privada e o anúncio feito pela ministra Katia Abreu, em Bruxelas, da assinatura de um contrato de negociação bilateral entre o Brasil e a União Europeia.

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As três iniciativas deverão gerar um volume de riquezas a toda Santa Catarina e, em especial, à nossa região. Todo o Oeste do Estado vai se beneficiar pela redução drástica de sua rede de logística: uma estrada decente reduz tempo de viagem, custos operacionais e riscos de acidentes, além de viabilizar novas operações de empresas em cidades menores, adjacentes à rodovia, que têm custos de instalação e operacionais mais competitivos. A criação de novas oportunidades nestas regiões vai acelerar o processo de distribuição de riquezas pelo Estado, que já é reconhecido como tendo a melhor qualidade de vida do País.

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A ampliação do Porto de São Francisco é outra boa notícia. Este investimento, apoiado por uma rodovia moderna, fará com que sejamos imbatíveis em termos de logística, o que provocará um novo surto de crescimento regional. Mais empresas terão mais razões para aqui se instalarem.

Já temos vantagens competitivas importantes, como um bom nível educacional, boas escolas e uma mentalidade de trabalho única no Brasil. Empresas como o Perini Business Park favorecem a rápida implantação de companhias de alto valor agregado. Estas, associadas a uma operação eficiente dos órgãos responsáveis pela liberação de cargas, tanto de importação quanto de exportação, farão com que tenhamos condições imbatíveis de competitividade.

Ao passar a gestão da BR-280 à iniciativa privada, o governo se livra de dois micos ao mesmo tempo: deixa de se passar por mentiroso, ao prometer o que nunca teve intenção de cumprir; e não infla sua folha com uma estrutura superdimensionada e onerosa sob todos os sentidos.

Mesmo que não tenhamos toda a rodovia pavimentada imediatamente, a iniciativa privada saberá dar prioridade à eliminação de gargalos bobos, como o que existe no acesso a Balneário Barra do Sul, que estrangula totalmente o tráfego da volta das praias em direção a Joinville.

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Por último, o pronunciamento de Katia Abreu em Bruxelas na manhã do dia 10 aparentemente põe um ponto final na postura diplomática dos últimos governos de aceitar a posição de capacho da Argentina, que faz e desfaz regras que nunca respeitou.