Antonio Koerich
Presidente das Lojas Koerich
Confiança e dedicação são as palavras de ordem. Muito tem se falado em crise, mas aqui não temos tempo para isso, pois se queremos continuar crescendo não podemos focar nas incertezas. Temos que arregaçar as mangas e fazer acontecer.
Continua depois da publicidade
Leia as últimas notícias sobre economia no AN.com.br
O sucesso é resultado direto do trabalho diário do empresário em conjunto com sua equipe, pois ninguém faz nada sozinho. Os desafios são os combustíveis para um gestor.
Continua depois da publicidade
LEIA OUTROS ARTIGOS:
>> Luiz Kunde: três boas notícias para a nossa economia
>> Huang Wei Hsin: em momentos difíceis, é preciso aproveitar as oportunidades
>> Natalino Strapazzon: a cultura em tempos de crise
Muitas vezes, o empresário se acomoda e é preciso que ele saia da zona de conforto, crie e transforme seu produto em algo necessário ao consumidor. As oportunidades não existem no cotidiano. Somos nós que temos que buscar. Temos o lema de que, na dificuldade, a criatividade é a grande estratégia. Portanto, é a habilidade de ser criativo que faz uma empresa e seus gestores transformarem os momentos de instabilidade em oportunidades.
Não há receita pronta para definir o segredo do sucesso. Ele é construído dia após dia, pois acreditamos no que fazemos e, por isso, fazemos o nosso melhor. Para nós, uma venda não pode ser encarada apenas como uma ação: ao adquirir um produto, o consumidor está realizando um sonho e, portanto, temos que fazer o melhor para tornar esse momento inesquecível.
Se eu tivesse que resumir em uma frase por que sou e sempre serei otimista, é porque acredito no que fazemos e porque fazemos com amor e dedicação.
Quando chegamos a um período como este, de incertezas, a primeira ação que se imagina é o corte nos custos, como um caso mundialmente famoso do varejo norte-americano, que no auge da crise de 2008 adotou o back to base, ou seja, cortar custos e adotar estratégias para aumentar a produtividade e diminuir os prejuízos.
Continua depois da publicidade
Mas temos como norte que o controle dos custos é uma ferramenta, uma estratégia que deve fazer parte da rotina diária de toda a empresa. Em períodos de incerteza e crise, a atenção deve ser ainda maior.
Muitas vezes, quando o empresário sai da sua zona de conforto, quando ele se vê na obrigação de buscar formas de se diferenciar, surgem as grandes oportunidades para crescer. Por isso, todos os dias buscamos o novo, buscamos reavaliar nossas estratégias e buscamos sempre a excelência. Isso nos move e nos faz crescer.