A cuca de amora com granola foi a vencedora do 4º Festival de Cucas, promovido Jornal do Almoço, da RBS TV, em Joinville. Jefferson Pitz Ravache decidiu colocar a receita da mãe no papel, preparar a cuca e se inscrever no Festival. Ele levou para casa uma TV LED Full HD 49′ e também vai participar do programa da Ana Maria Braga na segunda-feira.

Continua depois da publicidade

A escolha da cuca vencedora ocorreu na tarde deste sábado (10) na praça do Mercado Público Municipal. O evento teve início as 10h e seguiu até as 17h. Ao todo, foram comercializadas 16 mil cucas com os sabores das seis finalistas do festival.

Conforme a organização do evento, ao longo do dia passaram pelo local cerca de 15 mil pessoas. Entre eles, o prefeito de Joinville, Udo Döhler, que assinou simbolicamente o Projeto de Lei (PL) que institui a Semana Municipal da Cuca. Com a assinatura, a data entra para o calendário oficial de eventos do município e passa a ser celebrada anualmente na primeira semana do mês de junho.

– Esse ano o festival se torna um marco para Joinville, é uma iniciativa do Jornal do Almoço que vem ganhando o seu espaço nos eventos da cidade. Agora, com a Semana Municipal da Cuca, além do festival vamos ter a possibilidade criar outros eventos e fomentar o turismo gastronômico e a cultura a cuca na cidade- destacou Lisandra Nienkoetter, coordenadora de Jornalismo da RBS TV Joinville.

Continua depois da publicidade

Disputa acirrada

A melhor cuca joinvilense de 2017 foi eleita por um grupo de jurados convidados em uma disputa acirrada. Apenas dois décimos separaram a cuca vencedora, de amora com granola (50,5 pontos), da segunda colocada, Romeu e Julieta (50,3). Em terceiro lugar ficou a cuca de banana com doce de leite e nata, que recebeu 50,2 pontos. A final teve ainda na disputa as cucas de uva com creme, maracujá e amendoim com doce de leite.

Jefferson foi o primeiro homem a vencer o festival. Ansioso para o resultado, ele diz que não imaginava que fosse vencer, mas estava esperançoso por que apresentou uma cuca com sabor e ingredientes diferentes das cucas tradicionais.

Momentos depois da conquista, o vencedor dedicou o prêmio para as mães e avós que costumam fazer a iguaria.

Continua depois da publicidade

– Eu estou muito feliz, essa cuca foi feita em homenagem a todas as mamães e vovós que dedicam tempo na cozinha para fazer esse prato para nós e é uma forma de homenageá-las.

Cuca da amora com granola

Ingredientes

Massa

– 2 xícaras de trigo

– 1/2 xícara de água morna

– 1/2 xícara de leite morno

– 1 colher de sopa de fermento biológico

– 2 colheres de açúcar

– 1 colher de margarina

– 1 colher de banha

– 1 ovo

– raspas de 1/2 limão

– 1 pitada de sal

– 1 col chá de essência de baunilha

Recheio

– 300g de amora

– 1/2 xícara de água

– 1 xícara de açúcar

– 1 colher de sopa de amido de milho

– 1 colher de café de araruta

Farofa

– 3 xícaras de granola triturada

– 1 xícara de trigo

– 2 xícaras de açúcar

– 1 colher de banha

– 1 colher de margarina

– raspas de 1/2 limão

– pitada de canela

– pitada de cravo

Modo de preparo

Massa: dissolva o fermento em água morna com o açúcar e deixe descansar por 15 minutos. Depois, misture todos os ingredientes até obter uma massa homogênea. Recheio: numa panela, coloque a amora com a água e deixe ferver por aproximadamente 15 minutos. Em seguida, coloque o açúcar e diminua o fogo para não cristalizar o açúcar. Cozinhe por mais 5 minutos. Farofa: misture todos os ingredientes até obter uma farofa consistente. Montagem: em uma fôrma untada, espalhe a massa até cobrir todo o fundo da forma. Em seguida, espalhe a calda de amora e por último a farofa. Em um forno preaquecido a 170 graus, deixe assar por 20 minutos.

Leia as últimas notícias de Joinville e região

Conheça a história de Jefferson Pitz Ravache

A cuca do único homem finalista do Festival de Cucas tem a participação especial de uma mulher. Foi a mãe de Jefferson Pitz Ravache, 34 anos, que criou a receita da cuca de amora com granola. Jefferson, que é técnico em segurança do trabalho, decidiu colocar a receita da mãe no papel, preparar a cuca e se inscrever.

Continua depois da publicidade

A família, descendente de alemães, está ansiosa pelo resultado neste sábado. Ele responde que sua cuca merece vencer, pois é feita com frutas exóticas e é uma receita inédita. As amoras, que estavam congeladas, foram colhidas em sua casa mesmo. A farofa de granola é outro destaque da receita, um toque especial de Jefferson.

– Os filhos ajudam a colher as frutinhas. É um trabalho de família, todo mundo coopera para fazer essa cuca – explica o finalista.

Jefferson mora no bairro Anita Garibaldi. Diz que tem vários dotes culinários e adora cozinhar para os amigos. Atualmente, trabalha no ramo metalúrgico. A mãe, Iracema, diz que a cuca é uma homenagem a todas as mamães e vovós. Ela defende que a cuca de amora com granola deve vencer, pois é uma ¿cuca com fibra, saudável¿.

Continua depois da publicidade

Confira como fazer a cuca vencedora do primeiro festival de Joinville

Aprenda a receita da cuca vencedora da segunda edição do festival

Faça a receita da cuca vencedora da terceira edição do festival

O QUÊ: 4º Festival de Cucas de Joinville.

QUANDO: 10 de junho, das 10 às 17 horas.

ONDE: praça do Mercado Público.

QUANTO: evento é aberto ao público.