Pedro Janot
CEO da Contravento

Liderar pelo exemplo. Esse conceito não é novo, mas poucos conseguem colocar em prática. E é exatamente os que conseguem e fazem dessa prática uma rotina que movem a empresa na direção certa.
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Sempre me perguntam que característica esse líder precisa ter. E a resposta cabe em uma palavra: otimismo. Essa postura diante da vida e, consequentemente, dos negócios é o motor propulsor de equipes. Ser otimista é estar aberto a ideias, opiniões e aplicar os valores da empresa com leveza e bom humor.
Você sabia que existe um índice que mede a felicidade para avaliar os países? É o Felicidade Interna Bruta. E como seria se você tivesse um medidor parecido na sua empresa? Se liderar é servir de inspiração, que inspiração melhor do que um sorriso todos os dias.
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Então, quando se fala em ser exemplo do “faça o que eu faço”, todo pequeno gesto é importante, tanto para a equipe, quanto para o cliente.
Recentemente, os lojistas que estiveram na Feira Brasileira de Varejo, em Porto Alegre, levaram a dica como dever de casa: aplicar a postura na cultura da empresa. Quando a empresa está no comecinho, conhecemos todos, convivemos com todos os funcionários, sabemos as histórias individuais.
Ao longo do crescimento, dependendo do porte, isso se torna impossível, mas se mantivermos a percepção de que naquele colaborador interno ou externo (porque vale também para o relacionamento com fornecedores) mora um ser humano, a demanda e a resposta a ela se tornam mais efetivas. Primeiras grandes mudanças: portas abertas, cafezinho no corredor e almoço no refeitório. Mais do que tecnologia, o que faz um bom produto é gente.
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Jassir Cassol
Consultor do Sebrae-SC

Diante da atual conjuntura econômica pela qual o Brasil vem passando, o ambiente empresarial sofreu profundas mudanças, tanto no ritmo quanto na estratégia de posicionamento frente ao novo mercado que se delineia e que, podem acreditar, vem para ficar.
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Nesse sentido, nós, líderes, talvez tenhamos que, ao invés de continuar a buscar novas estratégias nunca antes testadas, voltar à essência, ao conceito básico do que é liderar, resgatando a liderança pelo exemplo.
Assim, é necessário refletir: como está nosso exemplo perante grupos sociais, empresas e liderados? Como está a comunicação e a clareza de nossos pensamentos, metas, estratégias e ideais para com nossos liderados?
É preciso criar conceitos e buscar, por meio da negociação, o comprometimento de todos da equipe, promovendo visões diferenciadas de futuro. Sentimos energia e entusiasmo em nossas empresas e em nossos cargos na corporação?
Realizar tarefas diariamente exige que busquemos estratégias diferenciadas com as equipes, mantendo a alegria daquela criança que abre a caixa agoniada para montar o brinquedo desejado. Conseguimos equilibrar nosso ego e liderar com humildade?
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Um líder precisa incentivar a multiplicação da criatividade, fazendo com que seus funcionários cresçam ao seu redor e também se destaquem. Além do nosso dever de casa, nossa tarefa primária, precisamos rever nossas estratégias e, muitas vezes, as formas de conduzir nossos empreendimentos, sejam eles quais forem, buscando melhores resultados.
Não se trata de um processo fechado, que deve permanecer sempre inalterado. O percurso pode e deve ser revisto sempre que necessário, para nos guiar rumo ao sucesso e, quem sabe, ao retorno da essência de liderar pelo exemplo.