São Pedro deu uma folga na chuva e poupou a Grande Florianópolis nesta quarta-feira. Abençoou com sol um dia que começou nublado e enganou muita gente ao amanhecer. Para quem pegou a estrada com chuva no vidro do carro, chegar à Guarda do Embaú, à beira do Rio da Madre, e ver a enseada de areias brancas ofuscando o horizonte é algo mais que sorte. A Guarda simplesmente faz bem a quem ali se abriga, e quem não quer estar ali?
Continua depois da publicidade
O paraíso, que pertence ao território de Palhoça, não encanta apenas locais e surfistas. E também não se engane que apenas Canasvieiras trabalha no portunhol, a mistura de idiomas também chegou à Guarda do Embaú.
Palmas e Lagoa do Peri recebem Bandeira Azul, maior certificação de qualidade das praias do mundo
O vendedor de bebidas e comidas em uma das barracas na praia não tem dúvidas sobre como saudar quem chega.
Continua depois da publicidade
— Hola chicos. Cerveza, agua de coco, caipirinha. Lo que quieren — arrisca Leonardo Vieira, que às vezes recebe um ¿oi¿ como resposta.
Leia mais notícias do DC Pelas Praias
Assim que chegam à Guarda do Embaú, no principal acesso à praia, os gringos encontram logo a Casa do Turista, que fica junto ao estacionamento do Rancho do Cabral e foi criada neste ano. O local passa informações e oferece passeios guiados e gratuitos por trilhas na região. A ação é uma parceria da Prefeitura Municipal de Palhoça, Associação de Moradores e Faculdade Municipal de Palhoça.
— Nessa época ocorre a virada de público. Saem os gaúchos, paulistas e paranaenses e vêm os argentinos — explica Cristina Filomeno, que trabalha no local e é proprietária de uma agência turística.
Continua depois da publicidade
Projeto Tamar de Florianópolis triplica o movimento de turistas no verão
Se São Pedro oferece um dia de sol, as pessoas que chegam à Guarda do Embaú iniciam a sua procissão. As oferendas são para o próprio prazer e o da família. São levadas através do Rio da Madre sobre suas cabeças enquanto cruzam as águas profundas até a altura do peito. Todos em fila, na fé de que o dia será perfeito no lugar que é banhado pela água doce do rio e pelo sal do mar.
Quem não é fiel da procissão também pode pegar um barquinho e evitar a romaria. O trajeto dura apenas 10 minutos e custa R$ 3 por pessoa. Dízimo?
Confira oito dicas para fugir do tédio no Litoral de SC em dias de chuva
Do outro lado, o povo se encontra e, como em qualquer praia, planta seus guarda-sóis, que ou ficam contra o vento ou ficam contra sol. A escolha é reduzir a sombra e garantir que guarda-sol não voe aos céus. O ritual também inclui passar protetor, orar por um bronze, tomar banho de mar e tirar o sal na água doce do rio.
Continua depois da publicidade
Assim como brasileiros, os argentinos seguem os ritos. Um grupo de seis amigos, da cidade de Rosário, passa as férias na região e escolheu o dia abençoado por São Pedro para conhecer a Guarda do Embaú.
— Nosotros estamos en Canasvieiras, mas la Guarda es más linda — resume Brian Rios.
Dica e informações
Nesta quarta-feira pela manhã estacionamento custavam R$20 por carro e não aceitavam cartão de débito ou crédito. Então é bom trazer um certo valor em dinheiro, porque caixa-eletrônico para efetuar saques apenas na Praia da Pinheira.