A garantia de que a semana vai começar com os ônibus da empresa Nossa Senhora da Glória circulando por Blumenau virá nesta sexta-feira. Isso porque, até a noite desta quinta-feira, a manobra financeira feita entre a prefeitura e o Consórcio Siga já tinha garantido o pagamento dos cobradores, mas não dos motoristas, que deve ocorrer sexta-feira. Classificado pelo Seterb como uma solução para uma situação momentânea, o adiantamento de R$ 180 mil, valor usado para quitar a compra do vale-transporte do próximo mês, foi feito nesta quinta-feira à tarde.
Continua depois da publicidade
De acordo com o sindicato da categoria, o Sindetrancol, com o estado de greve mantido desde quarta-feira à noite, caso os motoristas não sinalizem o recebimentos dos valores, novas paralisações podem ocorrer na segunda-feira. Segundo o presidente do Seterb, Carlos Lange, o valor referente à compra do vale-transporte foi pago ao Siga, que deve repassar o necessário à Glória, que por sua vez deve regularizar os salários atrasados.
– Esse pagamento que a prefeitura fez não é algo gracioso ou uma liberalidade. Isso foi parte da construção do acordo com o sindicato para suprir a necessidade dos funcionários e está dentro do processo normal de compra do vale-transporte – explica.
Na avaliação do presidente da Ordem dos Advogados em Blumenau, César Augusto Wolff, não a ilegalidade na manobra. Para ele, o adiantamento não foi feito visando o lucro do consórcio, mas sim para garantir a remuneração dos trabalhadores:
::: Trabalhadores da Glória aguardam resultado de reunião em frente à empresa
Continua depois da publicidade
::: Ônibus da empresa Glória voltam a circular nesta quinta-feira em Blumenau
– Se existe um valor que precisa ser pago, pagar hoje, amanhã ou daqui a 15 dias, qual a diferença? É uma questão social, tem gente que trabalhou com uma expectativa de receber e pagar as suas obrigações. Se a prefeitura ou o Seterb não prejudica as suas finanças, não vejo problema em antecipar o valor.
A reportagem entrou em contato com o assessor da presidência da Glória, Antônio Carlos Marchezeti, para comentar o assunto e, segundo ele, todas as questões sobre a Glória devem ser tratadas com representantes do Consórcio Siga. O gestor administrativo e operacional, Valdonir Cesar Perini, e o advogado do Consórcio Siga, Antônio Carlos Marchiori, não atenderam as ligações da feitas no começo da noite desta quinta-feira.
Sindicato se reúne com a câmara técnica na segunda-feira
Nomeados na manhã desta quinta-feira, os integrantes da câmara técnica se reuniram pela primeira vez na parte da tarde. Segundo o presidente do Seterb, Carlos Lange, as conversas desse primeiro encontro apenas estabeleceram o plano de trabalho da comissão, que deve começar efetivamente na segunda-feira. Para o presidente do Sindetranscol, Ari Germer, as conversas e avaliações da comissão podem evitar que novos atrasos no pagamento dos funcionários da Glória ocorram.
Continua depois da publicidade
Além de representantes do Sindetranscol, Consórcio Siga e do Observatório Social, a câmara é composta pelo próprio presidente do Seterb, pelo assessor jurídico da autarquia, Caio Marcelo Oliveira, pelo economista Delério Anselmo Oeschler e pelo fiscal de serviços públicos Luiz Perón, ambos do Seterb, e pelo contador Cleyton Luis Grieshaber, da Secretaria Municipal da Fazenda.