Um dia paralisação, três reuniões e uma assembleia separaram os funcionários da empresa Nossa Senhora da Glória do anúncio tão esperado pela categoria: os salários, atrasados pelo terceiro mês seguido, deverão ser pagos até sábado. A proposta, feita pela Glória ao sindicato que representa os trabalhadores das empresas responsáveis pelo transporte público (Sindetranscol) no começo da tarde desta quarta-feira, foi aceita pela categoria no começo da noite após votação.
Continua depois da publicidade
Apesar da resposta positiva, os trabalhadores optaram por normalizar o serviço _ que afeta cerca de 50 mil pessoas, segundo o Seterb _ apenas na madrugada de quinta-feira. De acordo com o assessor jurídico do sindicato, Léo Bittencourt, por garantia, o estado de greve está mantido.
– Existe o compromisso entre a empresa e a prefeitura, mas caso os salários não sejam todos quitados, novas paralisações poderão acontecer segunda-feira – afirma.
Na avaliação de Bittencourt, o que contribuiu para o aceno positivo da categoria foi também o anúncio da criação da câmara técnica do transporte coletivo, que pretende analisar a situação financeira da Glória. Paralelo ao desfecho, o assessor não esconde o receio de que novos atrasos ocorram:
– Nossa preocupação é que esse problema perdure. É inadmissível que todo mês os trabalhadores precisem paralisar o serviço para receber salário.
Continua depois da publicidade
::: Trabalhadores da Glória aguardam resultado de reunião em frente à empresa
Primeira reunião da nova câmara já tem data
Após a reunião entre a Glória e o Sindetranscol, o presidente do Seterb, Carlos Lange, anunciou que a medida administrativa proposta pela prefeitura na manhã de terça-feira já estava encaminhada. Segundo ele, ainda na tarde desta quarta-feira o prefeito Napoleão Bernardes assinou o decreto que cria de fato a câmara técnica.
Segundo a prefeitura, técnicos contábeis e operacionais do Seterb e representantes das empresas do Consórcio Siga, que compõem a câmara, se reúnem pela primeira vez nesta quinta-feira, às 8h, no gabinete do prefeito.