A prefeitura de Blumenau lançou uma nota oficial na tarde desta terça-feira com medidas emergenciais para diminuir o impacto da paralisação do transporte coletivo nesta quarta-feira. Entre elas, fica determinado que as empresas Rodovel e Verde Vale irão operar as linhas Troncal 10 (que liga o Terminal Aterro ao Terminal do Garcia), Troncal 12 (Fonte/Aterro), Troncal 32 e 300 (Interbairros).
Continua depois da publicidade
Os corredores exclusivos de ônibus serão liberados para veículos menores, com exceção da Rua Dois de Setembro, já que o corredor é no contrafluxo do tráfego. Apenas os terminais do Aterro, Proeb, Velha e Fonte estarão em funcionamento e as estações permanecerão fechadas.
Cerca de 800 trabalhadores da empresa Nossa Senhora da Glória cruzarão os braços a partir das 3h desta quarta-feira devido ao atraso nos pagamentos. O Sindetranscol, sindicato da categoria, confirmou a paralisação por volta das 17h desta terça-feira em sua página oficial no Facebook.
De acordo com o sindicato da categoria, o Sindetranscol, a partir das 6h de quarta-feira será realizada uma assembleia na Sociedade Esportiva Caça e Tiro Itoupava Norte com os trabalhadores dos três turnos da Glória. Para a secretária do sindicato, Marlene Sátiro, a sequência de atraso nos pagamentos dos trabalhadores e paralisações é resultado da inércia do poder público municipal em fiscalizar as contas da empresa nos últimos dez anos.
– Sabemos que é ruim para todos, mas infelizmente precisamos parar – avaliou.
Continua depois da publicidade
Câmara será criada para analisar finanças da Glória
A prefeitura também criará uma câmara técnica do transporte coletivo, com objetivo de fazer uma companhamento minucioso do cotidiano, inclusive financeiro, do transporte coletivo de Blumenau. Ela será composta por técnicos contábeis e operacionais do Seterb e representantes das empresas do Consórcio Siga.
– O objetivo desse grupo de pessoas será garantir que as receitas do transporte coletivo sejam utilizadas, prioritariamente, no pagamento do salário de seus trabalhadores e no efetivo funcionamento da frota de veículos – explica Carlos Lange, presidente do Seterb.
Confira na íntegra a nota divulgada pelo Sindetranscol:
COMUNICADO DE PARALISAÇÃO
O Sindetranscol, Sindicato dos Empregados nas Empresas Permissionárias do Transporte Coletivo Urbano de Blumenau, informa à população de Blumenau que a empresa Nossa Senhora da Glória mais uma vez atrasa o pagamento dos salários ou não o faz de maneira integral, situação que leva os trabalhadores a paralisaram as atividades a partir das 3 horas desta quarta-feira, dia 9 de setembro.
O Sindicato convoca os trabalhadores da empresa Nossa Senhora da Glória, dos três turnos, para participarem de Assembleia Geral, a partir das 6 horas, no Clube de Caça e Tiro Itoupava Norte, quando será decidido coletivamente os encaminhamentos do movimento.
Continua depois da publicidade