Horas antes das setes equipes que disputam a Volvo Ocean Race 2014-2015 partirem, o público já lotava a Vila da Regata em Alicante, na Espanha. O clima era de festa, com muita cor espalhada pela área de 40 mil metros quadrados, que recebeu a largada da competição.
Continua depois da publicidade
Entre os fãs, a maior presença e animação eram dos donos da casa. Um grupo com mais de cinquenta pessoas, entre amigos e familiares dos velejadores do barco espanhol Mapfre, chegou cedo para escolher o melhor lugar da Vila em um dia de largada: o passeio público onde os veleiros estavam atracados.
No meio de tantos espanhóis estava a família de Antônio Cuervas-Mons, remador de proa do barco onde também veleja o catarinense André Fonseca, o Bochecha. O pai, a mãe e os dois irmãos de Antônio vieram da cidade de Santander, no extremo norte da Espanha, a oitocentos e trinta quilômetros de Alicante, para a despedida.
– Estamos entusiasmados porque é o sonho dele, mas ao mesmo tempo estamos com medo pelo perigo que uma prova dessa representa. É a terceira vez que ele participa da regata e vamos fazer todo o esforço para vê-lo nas paradas. Hoje temos parentes e amigos que vieram também de Madri e Bilbao só para acompanhar a saída e dar apoio a ele -, contou a irmã de Antônio, Sofia Cuervas-Mons.
Continua depois da publicidade
A multidão queria registrar tudo e era difícil olhar para o lado e ver alguém sem máquina fotográfica ou celular à mão. Na hora de partir, cada equipe escolheu sua trilha sonora para a saída do porto. O time espanhol, do brasileiro Bochecha, elegeu We Will Rock You, clássico do Queen, para marcar o momento e a torcida cantou e bateu palmas no ritmo da música.
Veja fotos e vídeo feitos pela enviada especial do Grupo RBS, Adriana Krauss:
Considerada a Fórmula 1 dos mares, a Volvo Ocean Race começou de verdade neste sábado em Alicante, na Espanha. A largada das sete equipes para Cidade do Cabo, na África do Sul, ocorreu às 9h (horário de Brasília).
::: Veja a localização das equipes em tempo real
Mais de 60 mil quilômetros pela frente
Os 57 velejadores que participam da Volvo Ocean Race têm 38,7 milhas náuticas pela frente para completar a volta ao mundo, o equivalente a 62,3 mil quilômetros. Depois de Cidade do Cabo (África do Sul), os competidores seguem para Abu Dhabi (Emirados Árabes), Sanya (China), Auckland (Nova Zelândia), Itajaí (Brasil), Newport (EUA), Lisboa (Portugal), Lorient (França) e Gotemburgo (Suécia). Veja os detalhes no infográfico abaixo.
Continua depois da publicidade

*A repórter Adriana Krauss, da RBS TV, viajou a Alicante a convite do Comitê Organizador Local da Volvo Ocean Race em Itajaí.