Após adiantar a campanha de vacinação contra a gripe A nos Ambulatórios Gerais (AG) para o último sábado, Blumenau começa a semana com foco total na prevenção das infecções pelo vírus H1N1, disponibilizando a vacina em todas as unidades de saúde com espaço para aplicação. Com uma semana de antecipação em relação à campanha nacional, que só começa sábado e segue até 20 de maio, a Secretaria de Saúde pretende imunizar 107 mil pessoas que fazem parte dos grupos prioritários determinados pelo Ministério da Saúde.
Continua depois da publicidade
Oito dicas para prevenir a gripe A
De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Blumenau, Ivonete dos Santos, a vacina estará disponível nos sete AGs e nos postos de saúde que possuem sala de vacina. São 46 locais, além dos laboratórios particulares. Os postos atenderão em horário normal, enquanto os AGs terão um horário diferenciado, funcionando das 8h às 21h. O “Dia D” da vacinação em todo o país acontece sábado. Em Blumenau, 60 salas estarão abertas neste dia.
Confirmada a quinta morte por gripe A em Blumenau
Continua depois da publicidade
Ivonete ressalta que as pessoas que já tomaram a vacina em anos anteriores devem apresentar a carteira de vacinação no posto de saúde. Ela explica que há unidades que registram os pacientes imunizados, mas este sistema não está disponível em todos os locais. Para os grupos prioritários por idades – crianças e idosos – é necessário um documento de identificação (certidão de nascimento ou carteira de identidade por exemplo), que comprove a idade do paciente. Nos outros casos, de portadores de doenças crônicas, gestantes ou mulheres que tiveram filhos recentemente, é necessária uma declaração médica atestando a condição:
– O paciente que nunca tomou a vacina ou que descobriu uma doença crônica no último ano tem que levar comprovantes do médico, assim como as gestantes. Mas aquele que já tomou nos anos anteriores pode levar só a carteira de vacinação.
Histórias de quem sofreu com gripe A alertam para necessidade de prevenção
Blumenau é a cidade com mais casos de mortes por H1N1
Blumenau é o município catarinense que mais registra casos de gripe A em 2016. São cinco mortes desde o final de março e 32 casos confirmados em tratamento, o que representa 29,6% do total de pacientes no Estado. Outros 38 pacientes aguardam resultados de exames para comprovar a infecção pelo vírus H1N1. Estes dados foram determinantes na decisão de iniciar antecipadamente a vacinação já no último sábado, segundo a prefeitura de Blumenau, já que 49 mil doses da vacina foram entregues ao município na última quarta-feira, número que significa 45% do total necessário para os grupos prioritários em Blumenau.
Continua depois da publicidade
Leia mais
::: Secretaria de Estado de Saúde anuncia medidas contra a gripe A em Blumenau
::: Vigilância Epidemiológica confirma duas mortes por gripe A em Blumenau
::: Blumenau tem quadro mais preocupante de H1N1 em SC
Grupos prioritários
– Crianças de 6 meses a menores de 5 anos
– Gestantes
– Mulheres que tiveram filhos recentemente (até 45 dias após o parto)
– Trabalhadores da saúde
– Povos indígenas
– Pessoas com 60 anos ou mais de idade
– População privada de liberdade
– Funcionários do sistema prisional
– Pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis
– Pessoas portadoras de outras condições clínicas especiais (doença respiratória crônica, doença cardíaca crônica, doença renal crônica, doença hepática crônica, doença neurológica crônica, diabetes, imunossupressão, obesos, transplantados e portadores de trissomias).
Fonte: Ministério da Saúde