Uma mulher de 32 anos é a quinta vítima fatal do vírus H1N1 em Blumenau. Ela morreu na última terça-feira, mas a confirmação de gripe A só foi feita nesta quinta. A mulher era moradora do bairro Velha Grande e havia dado à luz há 18 dias.

Continua depois da publicidade

Leia mais notícias sobre a Gripe A

Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Blumenau, Ivonete dos Santos, a vítima se encaixava nos grupos de risco com direito a receber a vacina contra o vírus H1N1 pela rede pública de saúde por ser puérpera, ou seja, ter dado à luz recentemente. Ela explica que a evolução da doença foi rápida e que há mais casos na mesma família.

– Ela foi internada na segunda-feira às 16h e morreu na terça. E estamos muito preocupados porque tem mais quatro casos nessa mesma família: dois são graves e dois estão em isolamento respiratório _ revela, destacando que o bebê não chegou a ser examinado, pois foi entregue ao pai biológico, mas que ele também teria sintomas de gripe.

Continua depois da publicidade

Veja como a gripe A age no organismo

A coordenadora chama a atenção para a importância da prevenção à doença, já que o vírus está cada vez mais se espalhando pela região e circulando em todas as comunidades. Segundo Santos, em Blumenau há 32 casos de gripe A confirmados e em tratamento e outros 38 suspeitos, aguardando resultados de exames.

As duas primeiras mortes por infecção pelo vírus H1N1 em Blumenau foram confirmadas no dia 27 de março. A primeira foi uma mulher de 52 anos, moradora da Velha, que morreu na tarde do dia 25. O segundo caso fatal foi de um homem de 42 anos, morador do bairro Progresso, morto no dia 26.

Confira as dicas para se prevenir contra a gripe A

A terceira vítima fatal foi uma senhora de 60 anos que era moradora do bairro Boa Vista, mas estava internada em Brusque por falta de leitos de UTI em Blumenau e morreu no dia 1º de abril. A quarta morte foi de um homem de 73 anos, morador do bairro Ponta Aguda, que ficou cerca de uma semana internado.

Continua depois da publicidade