Uma mulher de 60 anos morreu em Brusque vítima de gripe A às 15h desta sexta-feira. A idosa era moradora do bairro Boa Vista em Blumenau e foi transferida para Brusque no dia 27 de março. Por isso, entra na contagem de Blumenau, que chega a três mortes neste ano.

Continua depois da publicidade

::: Vigilância Epidemiológica confirma duas mortes por Gripe A em Blumenau

A vítima estava internada na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital e Maternidade de Brusque. Segundo a enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica, Lourdes Oliveira, ela foi transferida pois não havia leitos de UTI disponíveis em Blumenau.

De acordo com o hospital, a paciente fazia parte do grupo de risco pois tinha doença pulmonar crônica. O resultado laboratorial confirmando a gripe A saiu no dia 31, mas a mulher estava sendo tratada com Tamiflu desde a internação. Ela apresentou quadro clínico de insuficiência respiratória grave e choque séptico, o que causou a morte.

::: Histórias de quem sofreu com Gripe A alertam para necessidade de prevenção

Continua depois da publicidade

Atualmente Blumenau tem 20 casos confirmados de H1N1 e nove aguardando exames, que são feitos pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), na Capital. A gerente da Vigilância Epidemiológica de Blumenau, Ivonete dos Santos, afirma que a situação ainda não pode ser considerada uma epidemia.

– A única arma que temos em mãos é a prevenção, com a higienização e etiqueta da tosse – afirmou Ivonete.

::: Brusque confirma primeiro caso de Gripe A

Mortes em Blumenau

A primeira morte em Blumenau foi de mulher de 52 anos. Ela teria ficado mais de 20 dias internada na UTI do Hospital Santa Catarina e morreu no início da tarde do dia 25 de março. No dia seguinte outra morte foi registrada, o homem de 42 anos era morador do bairro Progresso. As primeiras doses de vacina contra a gripe A devem chegar na rede pública de Blumenau no dia 25 de abril.

Gripe em Brusque

Em Brusque foram duas mortes por gripe A neste ano: o primeiro óbito aconteceu na noite do dia 29 e o homem de 46 anos era morador da cidade e estava internado na UTI inicialmente com suspeita de tuberculose. A moradora de Blumenau que morreu nesta sexta é o segundo caso da cidade.

Continua depois da publicidade

Brusque também tem um caso aguardando o resultado do exame. O menino de três anos está internado em Itajaí. A Vigilância Epidemiológica descartou outro caso após o resultado negativo do exame.