Durante entrevista coletiva na tarde desta segunda-feira na sede da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Blumenau, o secretário de Estado de Saúde João Paulo Kleinübing anunciou as medidas que o governo do Estado está tomando para iniciar o combate à gripe A.

Continua depois da publicidade

::: Vigilância Epidemiológica confirma duas mortes por gripe A em Blumenau

A primeira ação foi o anúncio da antecipação da campanha nacional de vacinação contra a doença para Santa Catarina. A divulgação das medidas acontece um dia depois da Vigilância Epidemiológica de Blumenau confirmar que as primeiras duas mortes por gripe A em 2016 em Santa Catarina ocorreram na cidade.

_ Nós já conseguimos uma antecipação de uma semana perante a campanha de vacinação nacional. Também conversei hoje com o secretário-adjunto de Saúde de São Paulo e nós vamos estar em Brasília na quarta-feira para a reunião do Conselho dos Secretários de Estado de Saúde para justamente discutir mais uma antecipação da campanha para Santa Catarina e São Paulo, que hoje são os estados com maior incidência no Brasil.

Continua depois da publicidade

Além disso, o secretário destacou o reforço nas ações de prevenção e orientação da população para que busquem atendimento médico logo aos primeiros sintomas para agilizar um possível diagnóstico de gripe A. Kleinübing também garantiu que o Estado tem medicamentos suficientes para atender a necessidade da população:

– Temos em estoque 35 mil tratamentos de Tamiflu, que é a medicação adequada para o tratamento da gripe A, além dos 10 mil que já distribuímos a todas as regiões, e estamos providenciando novos tratamentos com o Ministério da Saúde para enfrentar a doença, então não há risco de falta de medicamento.

Histórias de quem sofreu com gripe A alertam para necessidade de prevenção

A secretária municipal de Saúde de Blumenau, Maria Regina de Souza Soar, também declarou que as medidas para combater a gripe no município já estão sendo tomadas.

Continua depois da publicidade

– Como este ano o inverno nem iniciou e já temos estes casos, toda a rede de profissionais está capacitada de acordo com a nota técnica do Ministério da Saúde para o atendimento, não há falta de medicação e pedimos a colaboração de todas as pessoas para evitar uma proliferação ainda maior da doença tomando os cuidados básicos de prevenção: lavar sempre as mãos, usar um lenço, a mão ou até o cotovelo quando tossir ou espirrar, evitar locais fechados e manter janelas de ônibus e locais com grande aglomeração de pessoas abertas.

Blumenau tem quadro mais preocupante de H1N1 em SC

O prefeito Napoleão Bernardes lembrou ainda que é importante que as pessoas evitem a automedicação e que aos primeiros sintomas de gripe – febre, tosse, dor muscular, de cabeça, garganta e nas articulações, irritação nos olhos, coriza e cansaço – procurem uma unidade de saúde do município para que o atendimento possa ser prestado com rapidez.