Nem bem a temporada de baleias começou e os mamíferos já foram avistados no Litoral catarinense. Na última terça-feira, mãe e filhote foram flagrados em passeio pela Praia do Iró em Laguna, no Sul do Estado.

Continua depois da publicidade

Leia também:

.: Toninha é encontrada com parasitas na praia do Mar Grosso, em Laguna

.: Para especialista, surfista foi atacado por tubarão de pequeno porte

Continua depois da publicidade

Oficialmente, a temporada das baleias começa em julho e acaba em novembro. Durante este período, os mamíferos procuram águas mais calmas e quentes para acasalar, parir e amamentar.

Confira ainda:

.: Pesquisadores estão preocupados com morte de toninhas em SC

.: Toninha encontrada morta em Laguna apresentava sinais de desnutrição

Laguna, normalmente, é um polo na recepção de baleias, que também pode ser vistas em Garopaba e até Florianópolis. Segundo estimativa da bióloga do IProjeto Baleia Franca Karina Groch, devem chegar mais de 100 baleias na Litoral Sul de Santa Catarina neste temporada.

O Instituto já catalogou 670 baleias franca desde 1987. Estes animais estão na lista dos que correm risco de extinção, segundo lista do Ministério do Meio Ambiente. Mas há um dado positivo: a população de baleias tem aumentado em média 12% ao ano.

Continua depois da publicidade

Para garantir proteção a baleias franca, Santa Catarina conta com uma Área de Proteção Ambiental da Baleia-Franca. Trata-se de uma área de 130 km de costa marítima e abrange nove cidade. A área começa no Sul da Ilha de Santa Catarina e vai até Balneário Rincão, conforme decreto publicado em 2000.