Uma baleia-franca ficou encalhada na Lagoa Santo Antonio, em Laguna, Litoral Sul de Santa Catarina, na tarde desta sexta-feira. Por volta das 14h30min, a baleia e o filhote entraram no estuário da cidade (onde desemboca o rio) e, logo depois, a fêmea passou uma área de baixo calado e encalhou. Até as 18h desta sexta-feira, o filhote continuava próximo à costa, acompanhando a mãe, mas não estava preso.

Continua depois da publicidade

Leia também:

.: Baleia e filhote são resgatados de rede de pesca no Norte da Ilha de Santa Catarina

.: Baleias franca são avistadas em Laguna

Continua depois da publicidade

.: Toninha é encontrada com parasitas na praia do Mar Grosso, em Laguna

A Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca, Polícia Militar Ambiental, Corpo de Bombeiros de Laguna e a Marinha do Brasil foram ao local para avaliar a situação.

De acordo com a chefe substituta da APA da Baleia Franca, Luciana Moreira, a baleia estava bastante cansada pois havia se debatido muito. A equipe esperava que o animal se acalmasse para avaliar suas condições de saúde e então iniciar processo de resgate.

Foto: Elvis Palma/Arquivo Pessoal

A recomendação é que ninguém tente se aproximar do animal ou tente observar por meio de embarcações, pois isso pode piorar seu estado de saúde.

Continua depois da publicidade

Luciana explica que há risco de a baleia morrer e que o resgate vai depender das condições de estresse e de saúde do animal e de profundidade do solo e da maré.

Botos se aproximam da baleia-franca

Fotos: Elvis Palma/Arquivo Pessoal