Uma embarcação que navegava pela Lagoinha do Norte no final da tarde da última sexta-feira resgatou mãe e filhote de baleia-franca enrolados em redes de pesca.

Continua depois da publicidade

Os animais estavam a pouco mais de um quilômetro de distância da praia. O salvamento envolveu 25 pessoas que estavam no barco. No grupo havia biólogos e universitários da UFSC que atuam no Projeto de Monitoramento Ambiental da Reserva Biológica Marinha do Arvoredo.

Não se sabe a quem pertenciam as redes. O vídeo com as imagens foi divulgado na tarde desta segunda-feira pelo doutorando Alejandro Donnangelo.

– Se não tivéssemos libertado os dois, com certeza o filhote teria morrido – lembra o biólogo Donnangelo.

Continua depois da publicidade

Leia também:

.: Baleias franca são avistadas em Laguna

.: Toninha é encontrada com parasitas na praia do Mar Grosso, em Laguna

Analista ambiental da APA da Baleia Franca, Luciana Moreira adverte que o procedimento é arriscado.

– Não recomendamos que ninguém tente libertar as baleias: é muito arriscado – ressalta.

Os pesquisadores da APA da Baleia Franca e do Instituto Baleia Franca observam que é relativamente comum que esses animais consigam se soltar sozinhos das redes – as baleias geralmente arrebentam o material. Não é proibida o uso de rede para a pesca no local.

Em caso de risco, a população deve acionar os órgãos competentes, como a Polícia Ambiental ou mesmo a APA, pelo telefone (48) 3255-6710, e o Instituto Baleia Franca, pelos números (48) 3255-2922/ (48) 9928-3223.