1 – Até maio, excesso de velocidade foi responsável por 234,8 mil multas em SC
Continua depois da publicidade
Dados divulgados pelo Departamento de Trânsito de Santa Catarina(Detran) neste fim de semana reforçam que o excesso de velocidade domina multas em Santa Catarina, conforme o Diário Catarinense evidenciou em reportagem publicada em abril deste ano. Até maio, foram 234,8 mil penalidades registradas por este motivo. O número segue a média dos outros meses _ até o dia 14 de abril foram 189,4 mil ocorrências, ou seja, cerca de 47 mil multas mensais por exceder a velocidade. No ano passado, o Detran notificou 750,9 mil motoristas por transitar em velocidade superior à máxima permitida em até 20%.

2 – Ao menos cinco pessoas morreram em estradas de SC neste fim de semana
O fim de semana foi violento nas estradas que cortam Santa Catarina. De sábado até domingo à noite pelo menos cinco pessoas morreram vítimas de acidentes registrados tanto nas rodovias federais, quanto nas estaduais. As principais ocorrências foram registradas na BR-280 em Araquari; no Km 11 da SC-390, na região Linha Suruví, em Concórdia; em São Bento do Sul, no Planalto Norte e na BR-470 em Campos Novos, no Meio-Oeste de Santa Catarina.
3 – Em casa, Figueirense empata com a Ponte Preta na estreia da Série A
Continua depois da publicidade
O primeiro deslize do Figueirense no Campeonato Brasileiro foi justamente na estreia da competição. No Estádio Orlando Scarpelli o clube apenas empatou com a Ponte Preta por 0 a 0. Desde o início do ano o presidente do clube, Wilfredo Brillinger, declara que o objetivo neste ano do Furacão na elite nacional não é lutar contra o rebaixamento, mas sim por uma vaga na Copa Sul-Americana. Porém, empatar com um adversário direito, como é a Macaca, não é um bom resultado para quem quer sonhar mais alto.

4 – Danilo pega pênalti e Chapecoense segura empate com o Internacional
A estreia da Chapecoense na Série A do Campeonato Brasileiro foi para medir forças em um confronto entre os campeões dos estaduais gaúcho e catarinense. Embalado pela torcida, o Internacional começou pressionando. A Chape fez uma linha com quatro homens na marcação para apertar a saída do rival e conseguiu. Em um jogo bastante equilibrado o goleiro Danilo foi quem mais brilhou. Fechou o gol do Verdão do Oeste e garantiu a segurança nos momentos em que o Inter oferecia perigo. Ele defendeu pênalti e mostrou porque foi eleito o segundo melhor goleiro do Campeonato Catarinense.

5- Temer deseja criar secretaria de Cultura e nomear mulher para o comando
Continua depois da publicidade
O presidente interino Michel Temer deseja ter uma mulher no comando da secretaria nacional que poderá ser criada para suprir a extinção do Ministério da Cultura. Com a medida, o novo governo buscaria dar uma resposta à repercussão negativa em relação ao fim da pasta e também à ausência feminina na equipe ministerial. As informações são do jornal Folha de S.Paulo. A Secretaria Nacional de Cultura seria subordinada ao Ministério da Educação.