Dados divulgados pelo Departamento de Trânsito de Santa Catarina (Detran) neste fim de semana reforçam que o excesso de velocidade domina multas em Santa Catarina, conforme o Diário Catarinense evidenciou em reportagem publicada em abril deste ano. Até maio, foram 234,8 mil penalidades registradas por este motivo.

Continua depois da publicidade

Excesso de velocidade domina multas em Santa Catarina

O número segue a média dos outros meses _ até o dia 14 de abril foram 189,4 mil ocorrências, ou seja, cerca de 47 mil multas mensais por exceder a velocidade. No ano passado, o Detran notificou 750,9 mil motoristas por transitar em velocidade superior à máxima permitida em até 20%.

Apesar da expressividade do número _ na média, é uma infração a cada dois minutos_, a gerente de Penalidade do departamento, Graziela Maria Casas Blanco, revela que a multa por excesso de velocidade é a primeira em Santa Catarina há mais de uma década.

Continua depois da publicidade

— Dentro dos números constatados verifica-se que é uma questão de comportamento, ou seja, as pessoas sabem que não podem dirigir acima da velocidade permitida, sabem que existem radares, mas mesmo assim insistem em correr riscos. É preciso educação no trânsito, cuidado, mais conscientização e um comportamento seguro — explica.

Em segundo lugar nas infrações mais cometidas está o estacionamento em desacordo com a regulamentação (161 mil ocorrências) e avançar o sinal vermelho na fiscalização eletrônica (147,9 mil registros). De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, dirigir acima da máxima em até 20% é infração média de R$ 85,13 e gera quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação.

Campanha Maio Amarelo segue até o fim de maio

Para ajudar na conscientização da população, a ação nacional batizada de Maio Amarelo segue até o fim de maio. A campanha chama atenção para a importância da segurança viária, da redução dos acidentes e da perda de vidas no trânsito. Em Santa Catarina, o movimento conta com atividades em diversas cidades com ações que envolvem seminários, caminhadas e blitze educativas.

Continua depois da publicidade

Na próxima terça-feira, dia 17, a equipe do Maio Amarelo vai promover, em frente ao Ticen, no Centro de Florianópolis, uma abordagem educativa. A ação será das 10h às 12h e das 16h30min às 18h30min. Cidades como Rio do Sul, Lages, Timbó e Itajaí também receberão ações da campanha no decorrer no mês.