Em vez de escutar as mesmas músicas de sempre, aqueles pagodes e sertanejos que já tocam em todas as festinhas e rádios, que tal começar o ano descobrindo novas sonoridades e, melhor, feitas no quintal de casa? O tradicional Réveillon na Avenida Beira- Mar Norte de Florianópolis neste ano terá como atrações principais músicos de Santa Catarina. Apesar de inadequada a separação entre artista local versus artista nacional – arte é arte, independentemente da origem -, a festa da virada será uma oportunidade para as cerca de 350 mil pessoas esperadas para o evento conhecerem, em tempo, a música catarinense brasileira universal.

Continua depois da publicidade

Também debaixo da sombra da crise financeira, a prefeitura da Capital diminuiu o orçamento e optou por não contratar o já tradicional “show nacional”. No lugar de Alexandre Pires, Daniel ou Paula Fernandes – que se apresentaram nos últimos anos -, a aposta agora é em gêneros bem populares na cidade: samba, samba rock e pop. Entre as atrações estão Sabarah, Luiz Meira, Brass Groove Brasil e convidados, Desterro Bateria Show e, claro, Dazaranha, um clássico no Réveillon da Ilha, desta vez com participação da cantora Deborah Blando.

Como será a queima o show pirotécnico na virada de ano

Neste ano não haverá cascata de fogos na ponte Hercílio Luz

Continua depois da publicidade

Balneário Camboriú terá 20 toneladas de fogos

A programação está mais enxuta do que nos anos anteriores, e os shows serão realizados apenas no palco da Avenida Beira-Mar Norte. Por outro lado, serão mais elaborados e bem produzidos, com encontros de músicos e gêneros diferentes. Imagine a Desterro Bateria Show, por exemplo, formada por ritmistas das principais escolas de samba da cidade, acompanhada pelo virtuose na guitarra Luciano Bilu e puxada por André Calibrina.

Confira a programação em Blumenau

Confira como será o Réveillon em outras cidades do Vale do Itajaí

– A ideia é valorizar uma coisa que é muito forte na cidade: o samba. Estarão reunidos grandes cantores, a começar com o Entre Elas, grupo formado por mulheres, e os músicos Sabarah e Jeisson Dias. Além de Luiz Meira, que transita dentro da música popular brasileira como instrumentista e músico de samba rock – diz a diretora artística do evento, a produtora Eveline Orth.

Premiada com o título de melhor álbum instrumental no Prêmio da Música Catarinense em 2015, a Brass Groove Brasil foi uma das boas novas musicais no Estado neste ano. O grupo – formado por cinco instrumentistas de sopro e seção rítmica com baixo elétrico, guitarra e bateria – será complementado por William Pimenta (teclado) e Alexandre Damaria (percussão). É música com groove, para contemplar e dançar, e repertório originalíssimo que combina samba, funk, ijexá, baião e maracatu em arranjos sofisticados.

Continua depois da publicidade

Para a apresentação, a banda está há alguns dias preparando arranjos e repertório exclusivos, num formato big band. Ela tocará com os intérpretes convidados Bruna Góes, Dudu Fileti, Gustavo Barreto, Marjory Porto, Mércia Maruk e Nelson Viana.

– Preparamos arranjos dentro da concepção da banda, em metais, como eram nos tempos dos grandes festivais de música no Brasil – adianta o trompetista Jean Carlos.

PROGRAMAÇÃO

20h30min: abertura com DJ Ulysses Dutra

21h: Entre Elas convida Sabarah, Jeisson Dias e Luiz Meira

22h: Brass Groove Brasil e convidados: Bruna Góes, Dudu Fileti, Gustavo Barreto, Marjory Porto, Mércia Maruk e Nelson Viana

Continua depois da publicidade

23h20min: Desterro Bateria Show e convidados: Luciano Bilu e André Calibrina

00h20min: Dazaranha com a convidada especial Deborah Blando