Neste ano o Réveillon em Florianópolis não contará com a queima de fogos de artifício em forma de cascata na Ponte Hercílio Luz. O já emblemático espetáculo pirotécnico da capital catarinense não foi autorizado porque as obras emergenciais feitas durante 2015 aumentaram o risco de incêndio no cartão-postal. E embora não haja ainda uma decisão oficial, o andamento dos trabalhos de restauração indica que o governo de SC deve manter a proibição do espetáculo na estrutura pelas próximas duas viradas de ano.

Continua depois da publicidade

Princípio de incêndio atinge cabeceira da ponte na região continental

Isso porque o atual cronograma do poder público para a reforma na Hercílio Luz tem previsão para acabar somente em 2018. Até lá a montagem de novas peças na estrutura de sustentação inferior e a instalação de 54 macacos hidráulicos debaixo de toda extensão do vão central – previsto para ocorrer em meados 2016 – deve diminuir ainda mais a chance da cascata de fogos se repetir antes da conclusão das obras.

Num ofício expedido em novembro deste ano, o Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra) desautorizou a Prefeitura de Florianópolis a efetuar qualquer queima de fogos diretamente da ponte. O engenheiro do órgão responsável pela obra, Wenceslau Diotallevy, afirmou que os atuais macacos hidráulicos instalados nas torres de sustentação da Hercílio Luz, utilizados para o erguimento de treliças metálicas, são conectados por mangueiras de borracha por onde passam um óleo inflamável.

Continua depois da publicidade

– Os dispositivos dos fogos de artifício ficariam a menos de três metros de distâncias destas mangueiras. Então o risco de principiar um incêndio ali é muito grande. E no próximo dezembro também esperamos que já estejam posicionados outros macacos hidráulicos, que dessa vez estarão em toda a extensão da ponte – disse o engenheiro.

Trecho do documento encaminhado pelo Deinfra à Prefeitura de Florianópolis
Trecho do documento encaminhado pelo Deinfra à Prefeitura de Florianópolis (Foto: Repordução / Deinfra)

A secretaria municipal de Turismo, Zena Becker, reconhece que a cascata é um evento tradicional em Florianópolis, mas diz também que a prefeitura quer aproveitar o momento para inovar no formato. Segundo ela, não haverá economia nem gasto maior de dinheiro por causa da mudança no projeto.

– Nós não iremos descaracterizar a cascata, pois esperamos que isso seja momentâneo. Agora vamos trabalhar para que a imagem do réveillon de Florianópolis continue forte. Apesar da mudança nos planos, nós não iremos deixar de usar nosso patrimônio histórico – disse a secretária.

Continua depois da publicidade

Marcelo Kokote, presidente da Vision Show (empresa subcontratada para a realização do espetáculo) diz que o projeto na ponte teve que ser readaptado. Após análise da alternativa, o Deinfra autorizou que os fogos sejam disparados de uma balsa posicionada a pelo menos 150 metros da Hercílio Luz e de dispositivos voltados para o mar fixados nas quatro torres de sustentação inferior.

– A os fogos e a cascata na ponte já são simbólicas e ajudam a vender o réveillon de Florianópolis para o resto do Brasil e até para o exterior. A imagem da cascata sempre rodou o mundo, todos os anos. Mas a sua proibição, ao mesmo tempo, indica que o Estado está finalmente avançando na restauração da ponte, o que é um sinal positivo – disse o empresário.

A empresa projeta a queima de fogos no réveillon em Florianópolis desde 2006, mas, segundo Kokote, a primeira vez que ela realizou a cascata foi em 2009. O show na ponte Hercílio Luz foi inspirado num espetáculo semelhante feito todo ano na Ponte da Baía de Sidney, na Austrália.

Continua depois da publicidade

Fogos na Ponte Hercílio Luz no réveillon de 2014-2015
Fogos na Ponte Hercílio Luz no réveillon de 2014-2015 (Foto: Charles Guerra / Agencia RBS)

Como será a queima de fogos na virada em Florianópolis

O show pirotécnico da virada começa às 20h30 e será com queima de fogos e o hino de Florianópolis. Ao todo serão 22 minutos de espetáculo, com 19 toneladas. Os fogos serão disparados de três áreas diferentes:

Balsas na Beira-Mar Norte:

Ao todo serão seis balsas estarão dispostas ao longo da Beira-mar Norte, a uma distância de 400m da orla e 340m entre si.

Continua depois da publicidade

Balsas na Beira-Mar continental:

Já na Beira-mar Continental haverá outras duas balsas, também a 400m da orla e afastadas 380m uma da outra.

Ponte Hercílio Luz:

Este ano não haverá queima de fogos em cascata na Ponte Hercílio Luz. Os disparos partirão de uma balsa, posicionada a 150 metros da estrutura. Também serão instalados dispositivos pirotécnicos apontados para o mar nas torres de sustentação localizadas debaixo da ponte.