Na medição das 23h desta segunda-feira, o Rio Itajaí-Açu, em Blumenau, baixou 12 centímetros em relação às 22h. O nível saiu de 8m37cm para 8m25cm nos últimos sessenta minutos. Segundo o Ceops da Furb, o índice tira a cidade do nível de emergência e vai para o de alerta. A previsão é de que na terça-feira, às 8h, a medição atinja os 7m e tire a cidade da situação de enchente.
Continua depois da publicidade
A Defesa Civil de Blumenau divulgou que apenas quatro dos 60 abrigos disponíveis continuam abertos na cidade. Até o momento, 147 pessoas estão nestas unidades. O grupo de pessoas que estava na casa de parentes volta para as próprias residências aos poucos.
Por isso, a Defesa Civil não tem controle de quantas ainda estão desalojadas. Entre sexta-feira e domingo, 281 pessoas chegaram a ficar nos abrigos. Ao todo, segundo a Defesa Civil, foram 12 mil desalojados. A prefeitura abriu 36 abrigos municipais, sendo que 19 foram abertos ainda na sexta-feira.

Veja galeria de imagens da chuva no Alto Vale
Segue uma lista de como está o atendimento em Blumenau:
Continua depois da publicidade
– Escolas municipais e estaduais terão aulas normais na quarta-feira
– Recolhimento de lixo está normal
– Transporte coletivo funciona normalmente, com alteração nas linhas que passam por ruas ainda alagadas
– Alguns pontos ainda sofrem com falta de água por conta das limpezas nos reservatórios, mas o Samae diz que todas as estações funcionam normalmente
– Há apenas 86 unidades sem luz
– CEIs abrem normalmente nesta terça-feira
– Comércio funciona normalmente terça-feira
– Prefeitura funciona normalmente terça-feira
– Unidades de saúde estarão normalizadas nesta terça-feira
– Jogos da Primavera cancelados até quinta-feira

Margem esquerda do Centro de Blumenau/Jandyr Nascimento/Agência RBS
Na maior parte de Santa Catarina, choveu mais nos últimos três dias do que o normal para todo o mês de setembro. Segundo relatório da Epagri / Ciram, o Vale do Itajaí, Planalto Sul e Grande Florianópolis foram as regiões mais atingidas. A cidade que recebeu o maior volume de chuvas foi Alfredo Wagner – 263,2mm entre sexta e domingo.
Foi publicado na tarde desta segunda-feira o decreto do prefeito Napoleão Bernardes que institui na cidade situação de emergência por conta da enchente que atinge o município. Os deslizamentos de terra e alagamentos foram os principais motivos da decisão. O decreto tem vigência de 90 dias. Para que o decreto tenha validade, a Defesa Civil estadual precisa outorgá-lo diante das justificativas dadas pelo prefeito de Blumenau.
Continua depois da publicidade
Em visita a Santa Catarina nesta segunda-feira, o Ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, garante recursos do governo federal para cidades atingidas pelas chuvas Saiba como ajudar famílias atingidas pela chuva no Vale do Itajaí clicando aqui.
Veja mais:
Acompanhe os níveis dos rios do Vale do Itajaí
Depois da chuva, Estado pode ter ocorrência de neve
Inverno de 2013 registrou neve em mais de 150 cidades
Com informações da RBS TV Blumenau