O Ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, garantiu a liberação de recursos do governo federal para ajudar as cidades catarinenses atingidas pela chuva do fim de semana. Em entrevista na manhã desta segunda-feira, ao lado do governador Raimundo Colombo, Bezerra disse que SC poderá contar com o apoio da União.

Continua depois da publicidade

– Viemos aqui expressar solidariedade e dar apoio a mais este fator de enchente. Mas é uma satisfação perceber que, agora, a conversa começou a mudar. Existe este sentimento de preparação para alertas extremos – afirmou o ministro.

Os recursos da União serão usados para reconstrução das cidades, com a recuperação de pontes e estradas. Sobre ass famílias atingidas, Bezerra lembrou que elas já estão recebendo apoio do governo estadual.

O ministro também ressaltou o bom trabalho em conjunto das defesas civis do Estado e Nacional, e a competência de Santa Catarina na prevenção e atendimento à população.

– Queremos fazer de Santa Catarina uma referência nacional em prevenção de desastres, que nos últimos anos afetaram tanto o Estado – disse o ministro.

Continua depois da publicidade

Segundo o ministro, Defesa Civil e prefeituras irão contabilizar os prejuízos. Os relatórios de estradas devem ser entregues até amanhã e serão usados para pedir a liberação das verbas. Apesar da estratégia já estar elaborada, não foram definidos valores.

No fim da manhã, Bezerra embarcou em um helicóptero, acompanhado do governador Raimundo Colombo e da ministra Ideli Salvatti, para sobrevar as áreas atingidas pelas cheias em SC.

Está previsto um pouso em Blumenau para que as autoridades possam conversar com os prefeitos da região.