Pelo menos 70 cidades de Santa Catarina, até o último boletim divulgado por volta das 5h45min desta segunda-feira pela Defesa Civil de Santa Catarina, tiveram registro de ocorrências significativas em razão da chuva. Até a manhã desta segunda, cerca de 20,5 mil pessoas foram afetadas e cerca de 4,6 mil residências haviam sido danificadas pela inundação, destelhamento, granizo ou deslizamento de terra.
Continua depois da publicidade
>> Cidades atingidas recebem doações para famílias desabrigadas
>> Após muita chuva, semana começa com tempo instável em SC
>> Chuva causa buracos na SC-401, em Florianópolis
Seis cidades já decretaram situação de emergência: Araquari, Bom Retiro, Saltinho, Santa Terezinha do Progresso, São José do Cedro, Serra Alta. Outras cidades devem encaminhar a solicitação ainda nesta segunda.
Continua depois da publicidade
As cidades de Saltinho, Santa Terezinha do Progresso, São José do Cedro, Serra Alta emitiram decretos devido à chuva de granizo.
De acordo com o secretário estadual da Defesa Civil, Milton Hobus, o órgão deve divulgar um boletim atualizado com os registros das ocorrências no Estado na manhã desta segunda.
Ainda pela manhã, a partir das 11h, o governador Raimundo Colombo concede entrevista coletiva no hangar do governo. Participam do ato o Ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra; o secretário Nacional da Defesa Civil, Humberto de Azevedo Viana Filho; e o secretário estadual da Defesa Civil, Milton Hobus.
Após a entrevista coletiva, as autoridades vão sobrevoar as áreas atingidas pelas cheias em Santa Catarina.
Continua depois da publicidade
>> Escolas estaduais têm aulas canceladas em 52 cidades de SC
Rio do Sul
O prefeito de Rio do Sul, Garibaldi Ayroso, assinou na noite do domingo o decreto de situação de emergência. Na cidade 18 bairros registraram enchente.
Após duas medições realizadas no começo da manhã o nível do Rio Itajaí-Açu na cidade estava estabilizada em 10m39cm. A água continuava acumulada em pelo menos 10 bairros.
Presidente Getúlio
A manhã de segunda-feira foi de limpeza para os comerciantes da região central de Presidente Getúlio, no Alto Vale do Itajaí. Cerca de 4 mil pessoas foram diretamente atingidas pelas cheias, com 2,3 mil desabrigadas. A prefeitura de Presidente Getúlio decretou situação de calamidade pública no fim da tarde de domingo.
Blumenau
Um comunicado da Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc), divulgado às 22h do domingo, dia 22, informava que havia sido desligado preventivamente a energia em 1.439 unidades da região de Blumenau, que compreende 16 municípios. Somente na cidade de Blumenau são 1.170 unidades sem energia em 28 ruas. Há 20 equipes de plantão para realizar os atendimentos de emergência.
Continua depois da publicidade
Devido as chuvas algumas unidades de saúde de Blumenau estarão fechadas e cirurgias foram canceladas. Um organograma de funcionamento foi divulgado.
Itajaí
Segundo a Defesa Civil de Itajaí, os bairros com mais ruas alagadas durante a madrugada foram o Cordeiros, o Imarui e o Bambuzal. A orientação do órgão é para que os moradores mantenham os móveis erguidos, já que há possibilidade de novos alagamentos na tarde desta segunda. O pico da maré está previsto para às 16h. Ainda de acordo com a Defesa Civil, o rio Itajaí-Açu está com boa vasão na manhã desta segunda.
O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) emitiu dois alertas para a prefeitura de Itajaí na madrugada desta segunda-feira. Os comunicados apontam para risco alto de deslizamento na cidade e risco muito alto de inundação.
>> Doze navios estão parados no Porto de Itajaí
Diferente de 2011, quando o alerta soou 24 horas antes da enchente, a Epagri/Ciram soube da possibilidade de chuvas com antecipação e evitou que moradores do Vale do Itajaí fossem surpreendidos pelas enchentes.
Continua depois da publicidade
Duas barragens transbordam em SC
Por volta das 3h40min desta segunda-feira a Polícia Militar (PM) de Taió, que monitora o nível do Rio Itajaí-Açu, confirmou que a Barragem de Taió transbordou durante a madrugada. Pelo menos 70% da cidade foi atingida.
Esta é a segunda barragem do Alto Vale do Itajaí que verte neste fim de semana. A primeira foi a de Ituporanga, que transbordou na tarde do domingo. Na medição das 19h do domingo, o nível chegou a 30m40cm.