Na maior parte de Santa Catarina, choveu mais nos últimos três dias do que o normal para todo o mês de setembro. Segundo relatório da Epagri / Ciram, o Vale do Itajaí, Plananto Sul e Grande Florianópolis foram as regiões mais atingidas. A cidade que recebeu o maior volume de chuvas foi Alfredo Wagner – 263,2mm entre sexta e domingo.
Continua depois da publicidade
Rio do Sul aparece em segundo lugar, com 245mm, e em terceiro Bocaina do Sul, com 224,4mm. A previsão é que o acumulado de chuvas deste mês fique quase três vezes acima da média na maioria das regiões catarinenses.
:: Confira no mapa abaixo a quantidade de chuva por município ::
Pelo menos 70 cidades de Santa Catarina tiveram registro de ocorrências significativas em razão da chuva. Até a manhã desta segunda cerca de 20,5 mil pessoas foram afetadas e cerca de 4,6 mil residências haviam sido danificadas pela inundação, destelhamento, granizo ou deslizamento de terra.
>> Cidades atingidas recebem doações para famílias desabrigadas
Continua depois da publicidade
>> Após muita chuva, semana começa com tempo instável em SC
>> Chuva causa buracos na SC-401, em Florianópolis
Cinco cidades já decretaram situação de emergência: Bom Retiro, Saltinho, Santa Terezinha do Progresso, São José do Cedro, Serra Alta. Outras cidades devem encaminhar a solicitação ainda nesta segunda. Na tarde desta segunda-feira, a prefeitura de Blumenau decretou situação de emergência, mas os documentos ainda não haviam sido encaminhados para a Defesa Civil.
Pela manhã, o governador Raimundo Colombo concedeu entrevista coletiva no hangar do governo. Participaram do ato o Ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra; o secretário Nacional da Defesa Civil, Humberto de Azevedo Viana Filho; e o secretário estadual da Defesa Civil, Milton Hobus.
>> Escolas estaduais têm aulas canceladas em 52 cidades de SC