A primavera que começou com o registro de chuva forte e trouxe transtornos para pelo menos 70 cidades de Santa Catarina, deve ter ocorrência de neve na Serra Catarinense nesta terça-feira.

Continua depois da publicidade

De acordo com o meteorologista do Grupo RBS, Leandro Puchalski, a presença de um centro de baixa pressão, que está em formação no mar na altura do Rio Grande do Sul, e o avanço de uma massa de ar frio de origem polar, que já atua no Oeste, poderá favorecer para o desenvolvimento de nuvens associadas a neve.

– Não podemos descartar a ocorrência da neve ou de chuva congelada nos pontos altos ao longo da terça-feira – explica Puchalski.

Ao longo do dia os termômetros devem ter registro de temperaturas abaixo de 10ºC no Oeste, Serra e Planalto Norte. Nas outras regiões, a terça também começa um pouco fria.

>> Previsão do tempo para segunda-feira em SC

Continua depois da publicidade

Durante a tarde o sol aparece pelo Estado, mas com uma maior variação de nuvens devido ao centro de baixa pressão do ar no litoral gaúcho.

A nebulosidade deve predominar no Oeste, Serra e Sul, onde há chance de chuva em momentos do dia. Não se descarta o registro de chuva na Grande Florianópolis.

Para o Norte e Vale do Itajaí, a previsão é que o sol predomine com tempo mais seco.

Quarta e quinta-feira com frio no amanhecer

Segundo Puchalski as temperaturas estarão baixas nas primeiras horas dos dois dias com destaque para quarta quando as mínimas devem ficar abaixo de 5ºC na maioria das cidades e entre 8ºC e 10ºC no Litoral e áreas próximas.

Nos dois dias o sol aparece com tempo seco, especialmente a quinta que tem menos nuvens.

Pelo menos 150 cidades de SC tiveram registro de neve em 2013

O inverno de 2013 registrou 11 dias de neve em mais de 150 cidades de Santa Catarina. Isso não acontecia há 14 anos. Neste ano houve registro de neve nos dia 14 de agosto e 27 de agosto.

Continua depois da publicidade

Nos dias 22 e 23 de julho foi registrado ocorrência de neve em pelo menos 107 cidades catarinenses.