A Celesc restabeleceu o fornecimento de energia elétrica para as cerca de 315 mil unidades consumidoras de Santa Catarina – 13% do total -, afetadas pela interrupção de energia que atingiu o Sul e o Sudeste do país, no início da tarde desta terça-feira.
Continua depois da publicidade
Chefe da Divisão Técnica da Regional Celesc em Florianópolis, Adriano Luz explica que a manobra de redução de carga impactou em unidades espalhadas por todas as regiões. Somente na Grande Florianópolis, 25 mil unidades ficaram sem energia. Elas estão localizadas principalmente na região central da Ilha.
::: Mande seu relato: sua casa casa ou empresa foi afetada pelo apagão desta terça?
No Vale do Itajaí, 54 mil unidades foram impactadas em Blumenau e seis cidades próximas. No Litoral Norte, foram 32 mil unidades, de Balneário Camboriú a Navegantes. Jaraguá do Sul, no Norte, teve metade das unidades sem energia.
Segundo a Celesc, a queda foi registrada às 14h03min, causada por problemas no Sistema Interligado Nacional, ao qual a empresa está conectada. Segundo o Operador Nacional do Sistema, uma perturbação – ainda não identificada – no Sistema Interligado Nacional, entre Colinas (MA) e Serra da Mesa (GO), impactou no abastecimento do Sul e do Sudeste.
Continua depois da publicidade
O sistema começou a ser restabelecido às 14h52min em Santa Catarina. Às 15h36min, a empresa foi autorizada pelo ONS a restabelecer o restante da carga. Em situações críticas como essa, a ONS exige que as concecionárias do país aliviem a carga para garantir a segurança do sistema enquanto as causas do problema são identificadas e reparadas.
– Isso é raro de acontecer. Mas para evitar o colapso é feito o alívio de carga – explica Luz.
Em Santa Catarina foram desligados 520 MW, que atendem a 13% dos usuários abastecidos pela Celesc. A estatal informou que há pequenos desligamentos registrados no Estado, principalmente no Planalto Norte, mas que não têm relação com a ocorrência da rede nacional.