Até às 15h30 desta terça-feira, informou a Celesc, ao menos 110 mil unidades consumidoras estavam sem energia elétrica em Santa Catarina, o que corresponde a 4% do total de clientes da empresa. Este número chegou a 11% no começo da tarde.
Continua depois da publicidade
De acordo com o comunicado da Celesc, a interrupção no fornecimento de energia foi registrada às 14h03 em diversas cidades de Santa Catarina e no território nacional. O problema foi causada no Sistema Interligado Nacional (SIN), ao qual a Celesc está interligada. Ainda não há informações oficiais sobre a causa da ocorrência no SIN.
“Quando isso acontece, todas as concessionárias seguem um procedimento técnico predefinido de alívio de carga, coordenado pelo Operador Nacional do Sistema (ONS), o que envolve desligamento de alimentadores. Esse procedimento é chamado de Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC).
Salientamos que o problema é externo à rede de distribuição da Celesc, ou seja, não gerenciável pela empresa. Quando o sistema estiver estabilizado, com a autorização do ONS, os alimentadores da Celesc serão religados gradualmente”, informa a nota.
Continua depois da publicidade
Jaraguá do Sul
Jaraguá do Sul foi uma das cidades mais afetadas da região Norte. Pelo menos 50% das unidades consumidoras estão sem energia, o que representa 30 mil unidades.
No município, metade dos alimentadores foram desligados. Apenas oito estão em funcionamento. Deve ser adotado um sistema de revezamento.