Cerca de 315 mil unidades consumidoras de Santa Catarina foram afetadas pela interrupção de energia que atingiu o Sul e o Sudeste do país, no início da tarde desta terça-feira. Segundo a Celesc, a queda foi registrada às 14h03min, causada por problemas no Sistema Interligado Nacional, ao qual a empresa está conectada.

Continua depois da publicidade

Parte do sistema – a Celesc ainda não confirmou o montante – começou a ser restabelecido às 14h52min. Às 15h36min, a empresa foi autorizada pelo Operador Nacional do Sistema (ONS) a restabelecer o restante da carga. Isso porque em situações críticas como essa, a ONS exige que as concecionárias do país aliviem a carga para ajudar a identificar as causas do problema e garantir a segurança do sistema.

::: Mande seu relato: sua casa casa ou empresa foi afetada pelo apagão desta terça?

Em Santa Catarina foram desligados 520 MW, que atendem a 13% dos usuários abastecidos pela Celesc. A estatal não informou quais são todas as regiões afetadas pelo colapso nem quantos ainda estão sem luz.

A interrupção do fornecimento de energia determinada pelo Operador Nacional do Sistema (ONS), que deixou sem luz várias regiões de Florianópolis, assim como diversas cidades de Santa Catarina desde às 14h desta terça-feira, foi explicada pelo ONS em nota divulgada à imprensa por volta das 15h30.

Continua depois da publicidade

No comunicado (leia abaixo), o operador informa que “já foi inciado o processo de recomposição das cargas desligadas”. Às 14h41, segundo o ONS, a interligação Norte-Sudeste foi religada e a frequência normalizada.

Nota do ONS:

Às 14h03, uma perturbação no Sistema Interligado Nacional causou a abertura da interligação em 500 kV entre a Região Norte e as Regiões Sudeste/Sul, entre Colinas e Serra da Mesa, interrompendo o fluxo de 5 mil MW para essas regiões.

Para evitar a propagação do evento, houve atuação do primeiro estágio do Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC), causando o desligamento automático de cargas pré-selecionadas pelos agentes distribuidores locais, visando restabelecer a frequência do sistema.

Às 14h41, a interligação Norte-Sudeste foi religada e a frequência normalizada. Já foi iniciado o processo de recomposição das cargas desligadas.

Continua depois da publicidade

Essas informações serão atualizadas tão logo novos dados estejam disponíveis.