A falta de energia elétrica atinge na tarde desta terça-feira as cidades de Balneário Camboriú, Itapema, Penha e Navegantes. De acordo com o chefe de operações da Celesc, Eduardo Andrigheto, pelo menos 32 mil unidades consumidoras estão sem energia elétrica.

Continua depois da publicidade

– Ainda não temos as causas da falta de luz e nem previsão de reestabelecimento, mas acredito que deve voltar em breve – ressalta.

Em comunicado, a Celesc informou que o problema é provocado por falha no Sistema Interligado Nacional (SIN), que atende a todo o país.

Leia o comunicado na íntegra abaixo:

Continua depois da publicidade

A Celesc informa que a interrupção no fornecimento de energia, registrada às 14h03 em diversas cidades de Santa Catarina e no território nacional, foi causada por problemas no Sistema Interligado Nacional (SIN), ao qual a Celesc está interligada. Ainda não há informações oficiais sobre a causa da ocorrência no SIN.

Quando isso acontece, todas as concessionárias seguem um procedimento técnico predefinido de alívio de carga, coordenado pelo Operador Nacional do Sistema (ONS), o que envolve desligamento de alimentadores. Esse procedimento é chamado de Esquema Regional de Alívio de Carga – ERAC.

Salientamos que o problema é externo à rede de distribuição da Celesc, ou seja, não gerenciável pela Empresa. Quando o sistema estiver estabilizado, com a autorização do ONS, os alimentadores da Celesc serão religados gradualmente.

Continua depois da publicidade