Aos motoristas que pretendem estacionar seu veículo na Avenida Beira-Mar, em Florianópolis, neste sábado, um alerta: o sistema de estacionamento Zona Azul já estará em vigor na região. Com a mudança, anunciada pela prefeitura no início da semana, está previsto o aumento de 2,5 mil para 5,3 mil vagas pagas na cidade. Os bairros Trindade e Coqueiros também receberão o sistema, mas em datas ainda não definidas.

Continua depois da publicidade

Por uma decisão do Tribunal de Contas do Estado (TCE), que considerou ilegal o modelo de contratação feito pela administração anterior a Aflov, o governo municipal retomou a cobrança na segunda-feira com uma empresa de Joinville, que assumiu a operação em caráter emergencial até o resultado de uma concorrência pública para a administração dos estacionamentos.

O valor e o horário do estacionamento pago não mudaram. Para todas as 5,3 mil vagas o sistema funciona das 8h às 18h, de segunda a sexta e das 8h às 12h aos sábados. A hora custa R$ 1. Reconhecendo a falta de agentes para distribuir as cartelas aos motoristas _ a média é de um funcionário para cada 44 vagas (120 no total) _ o diretor de operações do Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (Ipuf), Adriano Melo, sinaliza que ainda neste primeiro semestre do ano o número deve chegar a 180 agentes.

-Vamos intensificar a fiscalização em ruas de maior movimento aumentando de acordo com a necessidade de cada região -diz.

Continua depois da publicidade

Outra alteração é que a área branca, onde os condutores podem estacionar por até cinco horas, pode deixar de existir.

-Temos que proporcionar vagas para um número maior de motoristas e a Zona Branca não favorece isso- diz o secretário de Planejamento Urbano de Florianópolis Dalmo Vieira.

Se o motorista não colocar a cartela no veículo ao estacionar receberá uma advertência. O papel permite que a Guarda Municipal multe o condutor em R$ 53 (infração leve) caso não seja feita a regularização. A cartela também pode ser adquirida em 100 pontos de venda. Os endereços deverão estar no site da prefeitura nos próximos dias e fixados nas placas de estacionamento até o fim do ano.

Continua depois da publicidade