W.A.S.P. é Blackie Lawless. E como Lawless, vocalista e guitarrista, desenvolveu-se como indivíduo, a música do W.A.S.P. naturalmente acompanhou os humores de seu criador. E essa característica, aliada a uma disciplina quase militar, gerou álbuns cultuados ao longo das três últimas décadas – é claro que também pariu trabalhos bem fraquinhos, mas o saldo final é bastante positivo.
Continua depois da publicidade
Não é segredo que Lawless se tornou um cristão renascido há alguns anos, a ponto de até mesmo repudiar algumas antigas canções de forte apelo sexual. E é neste contexto que surge seu 15º álbum, Golgotha, novamente com título cujo tema remete à bíblia (Golgotha é o morro onde Cristo foi crucificado fora das muralhas de Jerusalém).
Leia a coluna da semana passada
Deadpan: os alienígenas estão entre nós
Musicalmente, é impressionante como o W.A.S.P. continua afiado e hábil ao equilibrar os elementos que caracterizaram sua música: a marcante voz de Lawless, refrões grudentos, os solos inspirados, tudo entrelaçado ao hard da década de 1970 e ao heavy da década seguinte. Peso e melodia são as características definitivas de suas canções.
Continua depois da publicidade
Várias faixas ultrapassam os seis minutos, mas a coisa toda flui bem, em especial na trinca inicial composta por Scream, a polida e acessível Last Runaway e Shotgun. E temos ainda as robustas Fallen Under e Slaves Of The New World Order. De resto, o nível até pode oscilar, mas nunca comprometendo a audição.
O W.A.S.P., que um dia já foi We Are Sexuais Perverted, hoje segue por caminhos menos selvagens. E se o tempo se encarregou de domesticar Blackie Lawless, o mesmo não pode ser dito sobre a música, pois esta continua incrível como (quase) sempre foi. Apenas o sentimento é outro… Golgotha acabou de ser lançado no Brasil, a edição digipak é esmerada e está aí para quem quiser. Discão! |m|
W.A.S.P: Golgotha
(2015 / Napalm Records – nacional)
01. Scream
02. Last Runaway
03. Shotgun
04. Miss You
05. Fallen Under
06. Slaves Of The New World Order
07. Eyes Of My Maker
08. Hero Of The World
09. Golgotha
Ben Ami Scopinho está há mais tempo em Floripa do que passou em sua terra natal, São Paulo. Ilustrador e designer no DC, tem como hobby colecionar vinis e CDs de hard rock e heavy metal. E vez ou outra também escreve sobre o assunto.