Ainda que tenham iniciado suas atividades em Florianópolis (SC) em 2011, foi somente no ano passado que Gustavo Novloski (voz e guitarra), Anderson Biko (baixo) e Igor Thiesen (bateria) conseguiram levar adiante as atividades do Deadpan. E o pessoal trabalha rápido, pois já estão debutando com In Aliens We Trust.

Continua depois da publicidade

Vale citar que há todo um conceito permeando as seis faixas: a ideia é questionar a atual sociedade sob a ótica de um alienígena enviado à Terra – sim, eles estão entre nós! – para compreender as atitudes do homem, tudo devidamente relatado no encarte do CD. E o Deadpan já anuncia que no próximo disco a história continuará.

Chega a ser uma tarefa ingrata definir exatamente a proposta do Deadpan. É música extrema cujo cerne é o death metal, mas o trio se mostra inquieto e estrutura as canções de forma intrincada a ponto de não ser de todo equivocado colocá-lo no patamar dos grupos progressivos, mesmo que suas canções tenham em média quatro minutos.

O mais curioso é que, apesar das frequentes mudanças de andamento, o repertório não é de difícil assimilação. Os arranjos são inteligentes e seguram a atenção do ouvinte ao longo dos 25 minutos, tendo em A Mature Song, a ótima In Aliens We Trust eLife Olympic Games exemplos de forte personalidade, mantendo a agressividade e a aura underground intactas.

Leia a coluna da semana passada

Continua depois da publicidade

Confira a resenha do primeiro disco ao vivo do Rotting Christ

O áudio corresponde à proposta, com os instrumentos bem nivelados, mostrando o bom trabalho de Julio Miotto, que gravou e produziu tudo na própria Florianópolis, no Calamar Studio e The Magic Place Studio. E, ao final do dia, In Aliens We Trust se revela um registro digno de constar nas prateleiras de quem aprecia bandas que extrapolam os limites convencionais do heavy metal. |m|

(Foto: Deadpan / Divulgação)

Deadpan – In Aliens We Trust

(2015 / Antichrist Hooligans Distro – nacional)

01. A Mature Song

02. Unmasked Living

03. In Aliens We Trust

04. Life Olympic Games

05. Standard

06. Two Faces

*Ben Ami Scopinho está há mais tempo em Floripa do que passou em sua terra natal, São Paulo. Ilustrador e designer no DC, tem como hobby colecionar vinis e CDs de hard rock e heavy metal. E vez ou outra também escreve sobre o assunto.