O dia foi de manifestações contra o governo do presidente Michel Temer (PMDB) em Santa Catarina. Os atos começaram cedo, com interrupções em rodovias federais e estaduais em todas as regiões: confusões entre manifestantes e polícia aconteceram durante desobstrução da BR-101 em Navegantes e da Via Expressa da BR-282 na entrada da Ilha de Santa Catarina. Duas pessoas foram detidas para assinar termos circunstanciado e outras três disseram ter sofrido ferimentos, mas passam bem.
Continua depois da publicidade
Serviços básicos como transporte coletivo e saúde pública funcionaram parcialmente em Florianópolis, Blumenau e Chapecó.
Na Capital, uma passeata entre as 17h e as 18h tomou as ruas do centro. A organização, pelas centrais sindicais, estimaram em 7 mil manifestantes. A PM acompanhou o ato e não registrou ocorrências de violência na parte da tarde.
Confira a cronologia dos fatos neste dia de “Greve Geral” em SC:
Continua depois da publicidade
5h30
Os primeiro ato em Santa Catarina aconteceu em Navegantes. Os manifestantes se adiantaram e bloquearam a BR-470 no acesso ao porto. Depois de confrontos com a polícia e outras interrupções ao longo da manhã também na BR-101, a situação só foi resolvida às 11h. Dois manifestantes foram detidos e levados à delegacia, onde assinaram termo circunstanciado.

6h
Na Grande Florianópolis, cerca de 20 manifestantes bloquearam a Via Expressa da BR-282, na entrada da Ilha de Santa Catarina, com pneus queimados, surpreendendo os motoristas. A Polícia Militar precisou utilizar bombas de gás lacrimogênio para dispersar os manifestantes e permitir que os bombeiros apagassem as chamas. O acesso à Ilha ficou bloqueado por uma hora. Três manifestantes disseram que saíram feridos do tumulto, mas foram atendidos e passam bem.
Continua depois da publicidade

Na Ilha, a SC-401 também foi parcialmente bloqueada num ponto do sentido Bairro-Centro. Foi liberada em seguida sem transtornos com a polícia.
Funcionários da Comcap, empresa de limpeza urbana da Capital, cruzaram os braços durante o dia. Lixeiras não foram recolhidas.
8h
Em Itajaí, a BR-101 foi bloqueada no trevo de acesso à BR-470.
Em Florianópolis, a primeira paralisação no transporte coletivo. Ônibus ficaram parados até as 11h. O terminal do Centro ficou vazio. Passageiros tiveram que buscar alternativas: carona com amigos, vans da prefeitura ou táxi e aplicativos de transporte.
Continua depois da publicidade
Em Chapecó, os trabalhadores do transporte público trancaram as garagens para impedir a saída dos ônibus. Cidade ficou sem transporte no início da manhã.
8h30
Em Florianópolis, manifestantes das centrais sindicais começaram a se concentrar na Praça da Liberdade, ao lado do terminal do Centro.
9h
Vans da prefeitura de Florianópolis que deveriam fazer o transporte durante a paralisação dos ônibus ainda não haviam chegado, com uma hora de atraso
Continua depois da publicidade
Creches e postos de saúde aderiram ao movimento. Das creches, algumas não chegaram a abrir e manhã. Nos postos de saúde, o atendimento foi parcial.
10h
Em Chapecó, ônibus voltaram a rodar, restabelecendo o transporte público na cidade.
Na BR-282, manifestantes bloquearam o trevo de acesso à maior cidade do Oeste. Em seguida, pista foi liberada, mas os grevistas permaneceram às margens. O trânsito permaneceu lento durante o resto da manhã.
11h
Ônibus voltam a circular normalmente em Florianópolis. Nova paralisação está marcada para a tarde, das 15h às 17h.
Continua depois da publicidade
Em Içara, no Sul do Estado, o Km 370 da BR-101 foi totalmente bloqueado.
Em Araranguá, também no Sul de SC, a BR-101 foi bloqueada no Km 410.
11h25
Manifestantes bloqueiam totalmente o Km 143 da BR-470, em Rio do Sul, no Vale do Itajaí.
12h
Manifestantes voltam a bloquear a BR-282 em Chapecó, no Km 533.
12h45
BR-282 totalmente interditada no Km 354, em Campos Novos, no Meio-Oeste catarinense.
13h40
Trechos da BR-101 em Içara e Araranguá e BR-470 em Rio do Sul já estavam liberados para o trânsito.
14h
Motoristas de ônibus cruzaram os braços em Blumenau. Servidores públicos fizeram passeata pelo Centro, obstruindo trânsito da Rua XV de Novembro. PM acompanhou de perto e não houve ocorrências.
14h30
Acesso a Lages pela BR-116 é interditado por manifestantes.
15h
BR-116 em Lages e BR-282 em Chapecó liberados. Nenhum trecho de rodovia federal em Santa Catarina foi bloqueado durante o resto do dia.

Em Florianópolis, segunda paralisação de ônibus. Trabalhadores do transporte e manifestantes convocados pelas centrais sindicais se reúnem na Praça da Liberdade, de onde caminham até a Avenida Paulo Fontes. PM acompanha de perto o ato no Centro.
Continua depois da publicidade
16h45
Catacras do terminal do Centro, em Florianópolis, abrem aos passageiros, mas ônibus ainda não saíram. Longas filas se formam à espera dos primeiros ônibus.
17h
Manifestantes em Florianópolis decidem sair em passeata pelas ruas internas do centro. Percurso é menor do que nos protestos anteriores. Nos terminais, ônibus voltam a circular pontualmente, conforme prometido.
Em Lages, grupo de 300 pessoas, segundo a organização, faz protesto no calçadão da Praça João Costa, no centro. PM não divulgou estimativa de público.
Continua depois da publicidade
18h
Termina o protesto no centro de Florianópolis. Depois da passeata, manifestantes voltaram ao ponto de origem, na Avenida Paula Fontes, e encerraram o dia com discursos. Organização estima que participaram 7 mil pessoas na Capital. PM acompanhou mas não registrou ocorrências. Aos poucos, trânsito foi voltando ao normal.
