A Escola de Educação Básica Almirante Boiteux , em Araquari, no Norte de SC, foi invadida e depredada durante a noite deste sábado. A escola fica no Centro da cidade. Por causa da destruição, cerca de 1.100 alunos, do 6º período do Ensino Fundamental até o terceiro ano do Ensino Médio, ficaram sem aulas nesta segunda-feira.
Continua depois da publicidade
Saavedra: Três escolas estaduais de Joinville são alvo de vândalos
De acordo com a diretora da escola, Dina Carla, os bombeiros foram acionados por uma pessoa que passava pelo local e observou a movimentação. Ao chegarem na escola, os bombeiros controlaram o fogo no banheiro feminino, que ficou destruído. No banheiro masculino, torneira e vasos foram danificados.
Em dois meses, dez escolas estaduais são alvos de furtos e vandalismo no Norte de SC
Continua depois da publicidade
Pichações nos bebedouros, livros da biblioteca destruídos pelo fogo, hidrômetro quebrado, vidros destruídos, uma parte do forro de PVC arrancada junto com fios e portas quebradas no lugar de alunos em sala de aula é o que se viu na escola nesta segunda-feira. No domingo, uma postagem no Facebook da escola avisava que não haveria aula no dia seguinte.
À princípio, nada foi roubado. Um Boletim de Ocorrência já foi registrado na Polícia Civil. A Gerência Regional de Educação (Gered) foi avisada e se deslocou até a escola na manhã desta segunda-feira. De acordo com assessoria da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Joinville, as aulas na escola serão retomadas nesta terça-feira. O IGP esteve no local na tarde desta segunda-feira.
Ficou definido que a Casan iria resolver a parte da distribuição de água ainda nesta segunda-feira, assim como a empresa de manutenção da ADR faria os reparos nos sanitários danificados. Nesta terça, serão arrumados os corredores.



Continua depois da publicidade