Três colégios estaduais foram invadidos neste final de semana em Joinville. Inaugurada há menos de dois meses, a escola Luiz Henrique da Silveira foi alvo de arrombamento na madrugada de segunda-feira. Depois de o vigia ter sido rendido, foram levados aparelhos de ar condicionado do estabelecimento do bairro Parque Guarani.
Continua depois da publicidade
A Polícia Civil está investigando o caso. Os equipamentos ainda não haviam sido instalados e, com a ocorrência, os aparelhos restantes foram levados para outro local. A ADR de Joinville está contratando a climatização das novas escolas da cidade. Na escola Maria Amin Ghanem, no Aventureiro, a cozinha foi invadida – eventuais prejuízos não haviam sido calculados até a tarde desta segunda-feira.
Leia mais notícias de Joinville e região.
Confira outras notas de Jefferson Saavedra
No colégio Jorge Lacerda, no Guanabara, a sala dos professores foi vandalizada, com incêndio parcial no sábado. Nessa escola, houve furto de aparelhos de ar condicionado (já instalados e em funcionamento) há poucas semanas. De acordo com a ADR, sete colégios estaduais enfrentaram problemas nos últimos dias, entre casos de furtos ou de vandalismo.
Continua depois da publicidade
Os estabelecimentos contam com sistemas de câmeras e alarmes e, em parte deles, com vigilantes.A gerência de educação de ADR tem defendido, além das ações de segurança, maior participação da comunidade na proteção das escolas.