O Uncle Acid é um quarteto inglês que parece estar realizando a proeza de sair do underground. Na ativa desde 2009, seus dois primeiros discos foram lançados no questionável formato CD-R, mas a recepção foi tão positiva que rapidamente o grupo foi contratado pelo selo Rise Above Records. Foi chamado para abrir para o Black Sabbath na Europa e, com seu quarto álbum, The Night Creeper, os ingleses entraram no top 200 dos EUA. Nada mal mesmo!

Continua depois da publicidade

Leia as outras colunas de música Males que vão para o Ben

The Night Creeper reforça o quanto sons retrôs estão em evidência nos últimos anos. Com arranjos básicos que passeiam pelo final dos anos 60 e a década seguinte, mesclando o doom metal com psicodelia e a sujeira das garagens, tudo amparado por letras com temática de terror. O Uncle Acid está longe de ser um visionário sonoro, mas prova ter conhecimento de causa.

Na coluna da semana passada: Satyricon ao vivo com a Norwegian National Opera Chorus

Resenha de The girl with the raven mask, do Avatarium

Continua depois da publicidade

A fórmula é exatamente a mesma dos registros anteriores, mantendo um repertório sombrio cujo peso não está somente nas guitarras, mas sobretudo na atmosfera das composições. E, nessa viagem, o grande destaque é a abertura Waiting for blood, cujo riff principal é tão constante que o ouvinte pode se sentir meio hipnotizado, característica que indica o padrão do resto do disco.

The Night Creeper é um álbum simples, mas honesto e significativo o suficiente para atrair o público nostálgico que não consegue se encaixar em meio à violência absurda pela qual o heavy metal se enveredou nas últimas décadas. Fãs de Black Sabbath, Blue Cheer e Blue Oyster Cult, deem uma conferida!

P.S.: A capa do disco traz somente Uncle Acid, mas o nome completo desses comedores de ácido é Uncle Acid & The Deadbeats. lml

Uncle Acid & The Deadbeats: The night creeper

(2015 / Rise Above Records – importado)

01. Waiting for blood

02. Murder nights

03. Downtown

04. Pusher man

05. Yellow moon

06. Melody Lane

07. The night creeper

08.Inside

09. Slow death

10. Black motorcade (faixa escondida)

Ben Ami Scopinho está há mais tempo em Floripa do que passou em sua terra natal, São Paulo. Ilustrador e designer no DC, tem como hobby colecionar vinis e CDs de hard rock e heavy metal. E vez ou outra também escreve sobre o assunto.

Continua depois da publicidade