Com oito discos de estúdio, o Satyricon se posicionou como um dos mais bem-sucedidos nomes da cena black metal da Noruega. Coroando essa trajetória que beira os 25 anos, é lançado o primeiro registro ao vivo oficial da banda, Live At The Opera, com a parceria da Norwegian National Opera Chorus – disco duplo e com DVD, que também aporta em território brasileiro em edição digipak via Valhall Music.

Continua depois da publicidade

Na coluna da semana passada: The girl with the raven mask, do Avatarium

Resenha de Silence in the snow, do Trivium

Ao contrário dos inúmeros grupos que trabalharam com orquestras completas, o Satyricon optou ‘somente’ por um coral de 55 vozes. Os arranjos de coro foram escritos exclusivamente para essa apresentação, e a música dos noruegueses, eficaz em estruturas simples e muitas vezes repetitivas, agora ganhou enorme toque de solenidade. A apresentação ocorreu no Den Norske Opera & Ballett em setembro de 2013, no Festival de Música Contemporânea de Oslo.

As canções, embora sua maioria seja da fase pós-2000, foram bem escolhidas e cada uma soa muito bem a sua própria maneira. Mas é inegável que, em meio à pompa apocalíptica do coral, com intros a cappella e interlúdios, faixas como Den siste, Phoenix (cantada de forma limpa por Sivert Høyem), Die by my hand e o hino Mother North provoquem arrepios na espinha.

Continua depois da publicidade

Na realidade, o áudio dos CDs só peca pelo fato de muitos diálogos terem sido cortados, não havendo assim uma transição suave entre várias canções. Mas os irritantes cortes abruptos inexistem no DVD… Nas imagens, é sobre o palco que o Satyricon se complementa como banda, feroz e intenso, cujos trajes de jeans e couro contrastam com a formalidade rígida do coral. E nem mesmo o ambiente magnífico do teatro impede que vários entre o público se levantem para apreciar o show, como tem que ser: em pé e com o punho levantado. lml

(Foto: Satyricon / divulgação / Divulgação)

Satyricon: Live at the Opera – with the Norwegian National Opera Chorus

(2015 – Valhall Music – nacional)

CD 01:

01. Voice of shadows

02. Now, Diabolical

03. Repined bastard nation

04. Our world, it rumbles tonight

05. Nocturnal flare

06. Die by my hand

07. Tro og kraft

08. Phoenix

CD 02:

01. Den siste

02. The infinity of time and space

03. To the mountains

04. The pentagram burns

05. Mother North

06. K.I.N.G.

DVD:

01. Voice of shadows

02. Now, Diabolical

03. Repined bastard nation

04. Our world, it rumbles tonight

05. Nocturnal flare

06. Die by my hand

07. Tro og kraft

08. Phoenix

09. Den siste

10. The infinity of time and space

11. To the mountains

12. The pentagram burns

13. Mother North

14. K.I.N.G.

Ben Ami Scopinho está há mais tempo em Floripa do que passou em sua terra natal, São Paulo. Ilustrador e designer no DC, tem como hobby colecionar vinis e CDs de hard rock e heavy metal. E vez ou outra também escreve sobre o assunto.