O prefeito de Joinville Udo Döhler acompanhou a vistoria da Defesa Civil para verificar os estragos causados pelas chuvas na noite da última terça-feira. Udo conversou com as famílias que tiveram suas casas atingidas pela lama, entre as ruas Porto Rico e Hermes Kruger, no bairro Floresta.
Continua depois da publicidade
Ele tranquilizou a população e pediu paciência, pois será preciso um estudo das tubulações antigas e sistema de drenagem na região. Moradores terão suporte da assistência social.
Confira imagens das visitas realizadas pelo prefeito:
A Defesa Civil, Seinfra e Fundema foram até o local na manhã desta quarta-feira verificar a origem da lama espessa, que chegou a invadir de 30 a 40 centímetros as residências. Um caminhão-pipa ajudou na limpeza da via.
Continua depois da publicidade
O Centro da cidade e a região Sul foram locais mais afetados pelo alagamento. No Centro, comerciantes limparam suas lojas. De acordo com o relatório da Defesa Civil, 25 bairros apresentaram algum tipo de ocorrência. Foram registradas cinco quedas de muros, dois deslizamentos e duas quedas de árvores.
Recomendações da Defesa Civil em casos de alagamentos e deslizamentos
Alagamentos e inundações: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões. Cuidado com risco de aquaplanagem em estradas e rodovias.
Deslizamentos de terra: deve ser observada qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal ou o Corpo de Bombeiros.
Continua depois da publicidade
Qualquer problema deve ser comunicado à Defesa Civil pelo telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193.
Previsão para quarta-feira
Se a terça-feira, último dia de folga para a maioria, a chuva pegou as pessoas desprevenidas, ao que tudo indica, nesta quarta-feira o aguaceiro não cairá com tanta intensidade.
De acordo com o meteorologista da Central RBS, Leandro Puchalski, ainda vamos ter muitas nuvens em todo o Estado. A previsão é de chuva novamente em forma de pancada com distribuição irregular pelas cidades, ou seja, novamente condição de verão.
Continua depois da publicidade
-Ao longo do dia estas nuvens vão se afastar para o mar permitindo aberturas de sol e até tempo seco à noite em grande parte de Santa Catarina. As temperaturas variam muito pouco ficando parecidas com as de hoje (terça-feira)-, informou Puchalski.