Várias ruas próximas ao terminal central de ônibus ficaram alagadas em Joinville por causa da chuva na noite de terça-feira. Passageiros do transporte coletivo ficaram ilhados dentro dos ônibus na Beira-rio e na rua Nove de Março.
Continua depois da publicidade
A manhã desta quarta-feira foi de muito trabalho. Comerciantes acordaram mais cedo para limparem as lojas. O gerente de uma loja de eletrônicos, Paulo César Marschalk, contou que está no estabelecimento desde às 7 horas. Não houve grandes prejuízos porque os funcionários levantaram a mercadoria já na noite de terça, quando a chuva começou. A água chegou a avançar 10 centímetros para dentro do local.
Já em um bar em frente ao Terminal Central, a água chegou a avançar 40 centímetros. Sandro Risa, proprietário do bar, conta que passou a madrugada limpando o lugar e contabilizando o prejuízo. Foram perdidos cerca de 80 salgadinhos e um freezer com sorvetes.
A água chegou à altura da cintura em alguns locais. A trabalhadora Vanice Piazera, 56 anos, por exemplo, ficou cerca de duas horas dentro do coletivo aguardando para conseguir voltar para casa.
Continua depois da publicidade
– Eu já liguei para a minha família avisando, porque não sei a que horas vou sair daqui. Pelo menos estou em segurança aqui dentro (do ônibus) – alerta.
Usuários do transporte que estavam no terminal foram socorridos pelos bombeiros com a ajuda de uma embarcação.
Já para os comerciantes, a noite foi de muita limpeza e alguns prejuízos. Rosilei dos Santos, 38 anos, é proprietária de uma loja que fica na rua Nove de Março. Esta não é a primeira vez que a loja dela sofre com alagamentos.
Continua depois da publicidade
– Não tive nenhum prejuízo expressivo, mas da outra vez, cheguei a perder alguns produtos – conta.
Recomendações da Defesa Civil em casos de alagamentos e deslizamentos
Alagamentos e inundações: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões. Cuidado com risco de aquaplanagem em estradas e rodovias.
Deslizamentos de terra: deve ser observada qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal ou o Corpo de Bombeiros.
Continua depois da publicidade
Qualquer problema deve ser comunicado à Defesa Civil pelo telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193.
Previsão para quarta-feira
Se a terça-feira, último dia de folga para a maioria, a chuva pegou as pessoas desprevenidas, ao que tudo indica, nesta quarta-feira o aguaceiro não cairá com tanta intensidade.
De acordo com o meteorologista da Central RBS, Leandro Puchalski, ainda vamos ter muitas nuvens em todo o Estado. A previsão é de chuva novamente em forma de pancada com distribuição irregular pelas cidades, ou seja, novamente condição de verão.
Continua depois da publicidade
-Ao longo do dia estas nuvens vão se afastar para o mar permitindo aberturas de sol e até tempo seco à noite em grande parte de Santa Catarina. As temperaturas variam muito pouco ficando parecidas com as de hoje (terça-feira)-, informou Puchalski.