A chuva da noite de terça-feira em Joinville prejudicou boa parte das casas nas ruas Porto Rico e Hermes Kruger, no bairro Floresta, zona Sul de Joinville. Houve uma enxurrada de lama em casas nesta localidade.
Continua depois da publicidade
Na casa do soldador José Maria Furtado Nobre (foto), não sobrou nada. A água chegou a 1,50m de altura em 15 minutos. As duas famílias que moram na casa conseguiram resgatar dois televisores e duas motocicletas.
A Defesa Civil, Seinfra e Fundema foram até o local na manhã desta quarta-feira verificar a origem da lama espessa, que chegou a invadir de 30 a 40 centímetros as residências. Um caminhão-pipa ajudou na limpeza da via.
O Centro da cidade e a região Sul foram locais mais afetados pelo alagamento. No Centro, comerciantes limparam suas lojas. De acordo com o relatório da Defesa Civil, 25 bairros apresentaram algum tipo de ocorrência. Foram registradas cinco quedas de muros, dois deslizamentos e duas quedas de árvores.
Continua depois da publicidade
No relatório, o coordenador Maiko Bindemann Richter explicou que a precipitação intensa, que alcançou picos de 87 milímetros, foi resultado da passagem de uma frente fria por todo o Estado.
A Defesa Civil permanece em estado de alerta durante o período em que persistir a frente fria na região. De acordo com a previsão do tempo da Epagri, a quarta-feira será de céu nublado com pancadas de chuvas isoladas no Litoral Norte de SC.
Recomendações da Defesa Civil em casos de alagamentos e deslizamentos
Alagamentos e inundações: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões. Cuidado com risco de aquaplanagem em estradas e rodovias.
Continua depois da publicidade
Deslizamentos de terra: deve ser observada qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal ou o Corpo de Bombeiros.
Qualquer problema deve ser comunicado à Defesa Civil pelo telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193.
Previsão para quarta-feira
Se a terça-feira, último dia de folga para a maioria, a chuva pegou as pessoas desprevenidas, ao que tudo indica, nesta quarta-feira o aguaceiro não cairá com tanta intensidade.
Continua depois da publicidade
De acordo com o meteorologista da Central RBS, Leandro Puchalski, ainda vamos ter muitas nuvens em todo o Estado. A previsão é de chuva novamente em forma de pancada com distribuição irregular pelas cidades, ou seja, novamente condição de verão.
-Ao longo do dia estas nuvens vão se afastar para o mar permitindo aberturas de sol e até tempo seco à noite em grande parte de Santa Catarina. As temperaturas variam muito pouco ficando parecidas com as de hoje (terça-feira)-, informou Puchalski.