A apuração sobre a morte do torcedor do Avaí ficará com a Divisão de Investigação Criminal de Balneário Camboriú, sob o comando do delegado Osnei de Oliveira. Ele afirma que trabalha apenas com a hipótese de homicídio e que “tudo indica” que o crime envolve um ataque de torcidas rivais. Confira a entrevista:
Continua depois da publicidade
::: Torcedor do Avaí morre após ser atingido por pedra
::: Briga de torcidas é uma das hipóteses levantadas pela Polícia
Continua depois da publicidade
::: Vídeo: grupo atira pedras no ônibus dos torcedores do Avaí
O Sol Diário – Já há uma linha de investigação sobre o caso?
Delegado Osnei de Oliveira – Nos encaminharam as imagens divulgadas à imprensa e na verdade até agora vi apenas a cena do momento em que atiram a pedra. Fica bem nítida a ação dos suspeitos, mas não é possível identificar ninguém e nem a placa do veículo, porque são imagens muito distantes. Fica clara a intenção de causar lesão ou dano, possivelmente apenas ao veículo, mas com isso eles assumiram o risco de matar, que foi o que aconteceu. Até pelas características, só se trabalha com a possibilidade de homicídio. Eles assumiram o risco e o que houve foi um homicídio.
Fala-se em ataque de grupo de torcedores rivais. Como o senhor avalia essa possibilidade?
A grande probabilidade é que o crime tenha ocorrido por rixa entre torcidas, até pelo número de pessoas que agiram. O objetivo deles era o ônibus, tanto que passaram outros veículos e eles não arremessaram pedras. A investigação agora vai buscar identificar a autoria e depois disso apurar a motivação, mas tudo indica que foi um ataque de torcidas rivais.
Ainda é difícil punir esse tipo de conduta, considerando que há outros casos de torcedores envolvidos em situações como essa e que não levam ao fim a punição?
Continua depois da publicidade
Casos que envolvem violência maior, como esse que causou um homicídio, estão tendo respaldo da polícia judiciária e os envolvidos estão sendo identificados e julgados. Tendo imagens que possibilitem a identificação, certamente essas pessoas serão responsabilizadas. Neste caso do torcedor do Avaí, as imagens são ruins para essa identificação. Então, a partir de agora, com o início da investigação, o auxílio da comunidade também é importante, com qualquer informação a respeito que nos auxilie.