Parcialmente interditado desde novembro, o trecho da avenida Albano Schulz (Beira-rio), em Joinville, próximo à Prefeitura deve ser liberado para o trânsito novamente a partir do próximo mês. O bloqueio de uma das pistas, no sentido Sul-Norte, é para as obras que fazem parte da ampliação da capacidade hidráulica do rio Mathias. O projeto começou em junho de 2014 e pretende acabar com as cheias na área central em dias de chuva forte e influência da maré.

Continua depois da publicidade

Leia as últimas notícias sobre Joinville e região no AN.com.br

Na fase atual, estão sendo instaladas as galerias de detenção e, no encontro das águas dos rios Mathias e Cachoeira, é implantada a estação de bombeamento. Ela será acionada por sensores em caso de fortes chuvas e maré alta para ajudar a evitar os alagamentos. Segundo a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), essa fase deve durar até agosto.

Em abril, após a liberação da avenida Beira-rio, ainda está previsto o início das obras de intervenções das galerias de drenagem pluvial nas ruas Eusébio de Queiroz, Otto Boehm, Fernando de Noronha, Jacob Eisenhut, Visconde de Taunay, Pedro Lobo, Jacob Richlin, do Príncipe e Jerônimo Coelho.

A previsão do término de toda a obra é para 2017, mas algumas etapas serão finalizadas ainda neste ano, como a estação de bombeamento, a construção de alas e comportas, além da drenagem pluvial das demais ruas. As obras de ampliação da capacidade hidráulica do rio Mathias estão orçadas em R$ 45.872.405,22, com recursos da Caixa Econômica Federal.

Continua depois da publicidade