As obras de ampliação da capacidade hidráulica do rio Mathias, em Joinville começaram na manhã desta segunda-feira, na rua Euzébio de Queiroz, no bairro Glória. Ela vai se estender por pelo menos mais oito ruas do Centro da cidade.

Continua depois da publicidade

Com isso, a via ficará interditada para o tráfego de veículos entre as ruas Otto Boehm e Desembargador Nelson Nunes Guimarães, durante este período. Será permitido apenas o trânsito local de moradores. Na primeira etapa está prevista a instalação de uma galeria de desvio dupla – da Euzébio de Queiroz até a Cruz e Sousa.

O objetivo da ampliação da capacidade do rio é acabar com as cheias na área central nos dias de chuva forte e influência da maré. A obra fará intervenções nas ruas Euzébio de Queiroz, Otto Boehm, Fernando de Noronha, Jacob Eisenhut, Visconde de Taunay (Via Gastronômica), Pedro Lobo, Jacob Richlin, do Príncipe e Jerônimo Coelho.

Um calendário de obras foi elaborado pela construtora com o objetivo de facilitar o acesso às residências e estabelecimentos comerciais para minimizar os transtornos à população.

Continua depois da publicidade

A obra envolve ainda aspectos de naturezas climática, administrativa e técnica, interferências (redes de esgoto, drenagens pluviais, redes de gás, telefonia e água potável) e de segurança, fatores que poderão interferir no calendário e no prazo de conclusão dos trabalhos.

Para evitar as inundações, será construída uma galeria de condução e conduto forçado com aproximados 2.500 metros por baixo de algumas ruas da área central. Essa galeria será escavada em etapas (uma quadra de cada vez).

Será construído também um sistema de contenção entre os rios Mathias e Cachoeira, que costuma ser influenciado pelas marés.

Continua depois da publicidade

Cronograma da obra

Drenagem pluvial: 4 meses

Construção de alas e comportas: 7 meses

Estação de bombeamento: 15 meses

Muro de proteção: 18 meses

Galeria de condução e conduto forçado: 24 meses

Galeria de detenção: 24 meses