Com a instalação do canteiro de obras na manhã desta segunda-feira na Praça Dario Salles, em Joinville, iniciam-se as obras que pretendem solucionar o problema das enchentes no Centro da cidade.
Continua depois da publicidade
O Projeto de Drenagem do Rio Mathias compreende obras de ampliação da capacidade hidráulica do rio e medidas de contenção de alagamentos causados pelas águas da chuva e pela elevação da maré do rio Cachoeira.
O prazo da obra é de dois anos e a praça ficará interditada por 12 meses, podendo ser prorrogado pelo mesmo período. O trabalho será executado com recursos da Caixa Econômica Federal, no valor de R$ 45.872.405,22.
O rio Mathias passa pela região central da cidade e faz parte da Bacia Hidrográfica do rio Cachoeira, que banha boa parte da zona urbana da cidade. Hoje praticamente todo canalizado, conta com apenas alguns de seus trechos visíveis, como na rua Aquidaban, no bairro Atiradores, e na Avenida Albano Schulz, no Centro.
Continua depois da publicidade
De acordo com a Unidade de Obras da Secretaria de Infraestrutura Urbana, as primeiras intervenções devem ocorrem no trecho da rua Euzébio de Queiroz, no bairro Atiradores. As obras contemplam ainda as ruas Otto Boehm, Fernando de Noronha, Jacob Eisenhuth, Visconde de Taunay, Pedro Lobo, Jacob Richlin, do Príncipe, Jerônimo Coelho e Avenida Juscelino Kubitscheck.
Ações para conter enchentes
Para as cheias causadas pela chuva será construída uma galeria de condução e conduto forçado, com 2,5 km de extensão por baixo de algumas ruas do centro.
Para reduzir os impactos da obra no trânsito, essa galeria será escavada em segmentos (uma quadra de cada vez). Em alguns casos será necessária a relocação das redes de esgoto e de água. Redes de energia, comunicação e gás que se encontram nas calçadas não serão afetadas.
Continua depois da publicidade
Para os alagamentos causados pela maré do Cachoeira será construído o muro de contenção, um sistema de escoamento do rio Mathias localizado entre as ruas Princesa Izabel e Cachoeira, impedindo que as águas do rio retornem à bacia do rio Mathias.
Além disso, serão implantadas as comportas flap, no encontro entre os rios Mathias e Cachoeira; a estação de bombeamento, no subsolo próximo ao monumento A Barca; e a galeria de detenção, ao lado do ria Mathias, embaixo da praça Dario Salles.
Cronograma da obra
Drenagem pluvial: 4 meses
Construção de alas e comportas: 7 meses
Estação de bombeamento: 15 meses
Muro de proteção: 18 meses
Galeria de condução e conduto forçado: 24 meses
Galeria de detenção: 24 meses