A macrodrenagem do Rio Mathias é uma das obras do Plano Diretor de Drenagem Urbana (PDDU) da bacia do rio Cachoeira, planejada para minimizar as inundações nas ruas centrais de Joinville. O projeto vai ser pago com dinheiro do PAC, ao custo de R$ 45 milhões.

Continua depois da publicidade

Veja como está o andamento de outras nove obras prometidas para a região.

Primeira promessa

O PDDU foi realizado entre 2008 e 2010. Em setembro do ano passado, o prjeto da macrodrenagem foi apresentado à comunidade com previsão de ser concluído em até dois anos. Esperava-se que as intervenções começassem em novembro do ano passado com a conclusão até o fim de 2015.

Continua depois da publicidade

Principais entraves

O projeto passou por duas revisões, prevendo até piscinões perto do Hotel Tannenhof, e o custo estimado subiu para R$ 115 milhões e depois foi reduzido com adoção de galerias pré-moldadas e outras mudanças. O principal, no entanto, passou a ser a dependência de uma licença da Fundema.

Situação atual

O projeto já tem empresa definida e dinheiro garantido pela Caixa, mas ainda não há qualquer movimentação de obras.

O que falta

Quando houver liberação ambiental, o projeto terá de ser executado a partir do zero.

Depende do quê

A licença necessária está perto de ser liberada pela Fundema. O licenciamento precisa sair até o início de julho para que a obra inicie e seja feita a primeira medição. Caso isso não ocorra, é possível que o dinheiro não seja liberado.

Continua depois da publicidade

Nova data para inauguração

Ainda não foi estabelecida.

Contraponto

Segundo a diretora-executiva da Seplan, Carla Cristina Pereira, adaptações e detalhamentos cobrados pela Fundema em relação à obra já foram elaborados e submetidos de volta ao órgão municipal. Agora, diz a diretora-executiva, a Prefeitura aguarda o aval da Fundema para que um novo cronograma de obras seja estabelecido.