A aprovação do Plano Diretor de Drenagem Urbana pela Caixa Econômica e Ministério das Cidades, a Prefeitura de Joinville pode começar as obras de macrodrenagem do rio Mathias. O custo da obra é de R$ 71 milhões até o fim de 2015 e deve evitar alagamentos nos bairros Glória, Atiradores e Centro.

Continua depois da publicidade

O plano de drenagem, que está em vigor desde 2011, inclui a bacia do rio Cachoeira e prevê a intervenção na sub-bacia do rio Mathias, porém as projeções de investimento estavam perto de R$ 130 milhões.

Segundo a engenheira e diretora executiva da Seplan Carla Cristina Pereira, o projeto foi baseado na implantação de galerias com a função by pass, ou seja, canais auxiliares para escoamento da água do rio Mathias.

– Dá para dizer que é algo como uma ponte de safena -, comparou Carla Pereira.

Continua depois da publicidade

As obras devem começar em novembro, com conclusão até o fim de 2015. Trata-se de uma intervenção em ruas importantes dos bairros Atiradores, Glória e Centro para a implantação das galerias: Otto Boehm, Jacob Eisenhut, Fernando de Noronha, Visconde de Taunay, Engenheiro Niemeyer e Jerônimo Coelho até o encontro no rio Cachoeira.

O rio Mathias exerceu um relevante papel na história de Joinville, desde a chegada dos primeiros imigrantes que construíram suas casas ao longo de seu curso. Com o processo de urbanização da cidade, o rio foi um dos mais agredidos na região central, sendo coberto em seu maior trecho por galerias, edifícios, ruas e avenidas, numa extensão aproximada de dois quilômetros.