Em maio do ano passado, uma outra pesquisa sobre origem e destino foi feita em Florianópolis. Também relacionada à mobilidade, ela fazia parte das propostas apresentadas pelo Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) – um instrumento legal para o poder público receber de empresas privadas estudos e projeto de engenharia, estudos econômico-financeiros, jurídicos e ambientais.

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O resultado desse processo que começou em dezembro de 2012 foi concluído no início dessa semana. O Governo do Estado optou pela implementação do transporte marítimo, que deve começar a funcionar em caráter experimental em março desse ano.

O transporte seria integrado com o já existente. Três terminais serão construídos: um em Florianópolis, na Baía Sul, outro em São José e um terceiro em Palhoça. A embarcação que ligará estes pontos terá capacidade para 120 pessoas e será construída no Estado.

O secretário de Estado de Planejamento, Murilo Flores, explica que das propostas apresentadas esta foi a mais viável, já que todas traziam custos elevados.

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O projeto do transporte marítimo irá começar em caráter experimental e em escala menor da proposta.

– Temos que avaliar se as pessoas realmente vão deixar o carro em casa para pegar o barco. Em março começamos os testes – afirmou o secretário.

Entre outros projetos que apareceram para o PMI estavam a de um veículo elétrico, que passaria pelas pontes Pedro Ivo Campo e Colombo Salles, o transporte marítimo ligado a um teleférico, a de uma nova ponte entre a Ilha e o Continente, e até mesmo um túnel submerso ligando as duas regiões de Florianópolis.