Ser aprovado em um concurso público exige muito mais do que vontade, principalmente no atual momento do mercado, onde as vagas na iniciativa privada diminuem e a concorrência nas seleções públicas tende a aumentar. Para ajudar quem quer se preparar para este momento, profissionais dão dicas de como aperfeiçoar o foco e criar o melhor método de estudo para cada pessoa.
Continua depois da publicidade
:: As histórias de quatro blumenauenses que têm relações distintas com os concursos públicos
As dicas são de três autoridades no assunto: o diretor pedagógico Edson Felipe Grillo, o especialista em gestão de carreiras Júlio Cesar Lopes de Souza e a doutora em Psicologia Social, Catarina Gewehr. Confira:
1) Liste seus horários e determine momentos de estudo
Que horas acorda, quanto tempo demora para fazer cada tarefa antes de ir para o trabalho ou mesmo de começar a estudar. O importante é documentar ao máximo com uma tabela simples de horários.
Continua depois da publicidade
2) Estude pelo menos duas horas por dia as matérias relacionadas ao concurso
Além das disciplinas específicas de cada processo seletivo, há pelo menos 10 matérias que são as mais abordadas na maioria dos concursos públicos: Matemática, Raciocínio Lógico, Português, Redação, Redação Oficial, Atualidades, Informática, Direito Administrativo, Direito Constitucional e Estatuto do Servidor.
3) Tenha sempre à mão uma prova do concurso que você está interessado
Quando tiver alguns minutos livres tente resolver questões. O ideal é que se utilize, em média, quatro minutos para resolver uma questão e a “prova de bolso” pode ajudar a exercitar a habilidade com o tempo.
4) Use os finais de semana ao seu favor
Eles servem para o descanso, mas também devem ser usados para tirar dúvidas, resolver questões que exigem mais estudo e até para fazer simulados, fundamentais em desenvolver marcadores de conhecimento e verificar quais matérias precisam de mais atenção além do estudo regular. Se você frequenta um curso preparatório, aproveite para buscar orientação com os professores.
5) Converse com funcionários públicos
Conheça como funciona o dia a dia do cargo para o qual você quer se candidatar. Geralmente, quando se pensa no serviço público, o principal fator considerado é a estabilidade, mas é preciso conhecer a função e avaliar se é isso mesmo o que se quer profissionalmente.
Continua depois da publicidade
6) Trabalhe com resiliência e aprenda a conviver com frustrações
No atual momento econômico do país até os órgãos públicos colocaram o pé no freio e muitos concursos acabaram suspensos, portanto, é preciso estudar sem saber quando um novo processo será aberto. Tenha paciência!
7) Não perca o contato com outros setores da sua vida
Não se isole do convívio social e, mesmo que em menor escala, tenha outros interesses, inclusive profissionais. Pratique atividades físicas e procure ter uma alimentação balanceada. Se necessário, busque auxílio de uma nutricionista.
:: Serviço público oferece mais de 8 mil vagas em processos seletivos com incrições abertas