Apesar do grande volume de chuva registrado nas últimas 72 horas, a situação na maioria das cidades do Vale do Itajaí é estável. Timbó e Gaspar, que registraram 135 e 73 milímetros de chuva nesse período, mantêm o estado de atenção e alertam para o risco de deslizamentos e escorregamentos de terra na região. De acordo com a Defesa Civil destas cidades o número é considerado alto já que a média de precipitação em março era de 160 a 190 milímetros em Timbó e 100 milímetros em Gaspar.
Continua depois da publicidade
– O que influencia aqui é o nível do rio em Benedito Novo e Rio dos Cedros. A medição feita às 8h desta segunda-feira mostrou uma baixa nessas cidades. Em Benedito Novo o rio estava com 3m01cm ontem à noite (domingo) e hoje de manhã (segunda-feira) já tinha baixado para 2m25cm. Em Rio dos Cedros o nível era de 2h48cm no domingo e hoje de manhã (segunda-feira) estava em 1h56cm – explica o coordenador da Defesa Civil de Timbó, Wiegold Starke.
:: Defesa Civil de Blumenau diz que nível do rio deve diminuir a partir desta segunda-feira à noite
:: Cidades do Vale do Itajaí seguem em atenção por conta da chuva
Continua depois da publicidade
:: Confira orientações da Defesa Civil do Estado em caso de emergência
De acordo Starke, e com a diretora da Defesa Civil de Gaspar, Marines Testoni Theiss, em nenhuma das duas cidades foram registradas ocorrências por conta da chuva. Não há bairros isolados ou famílias desabrigadas. Em Brusque, Indaial e Pomerode a situação é normal.
Até as 10h desta segunda-feira as Defesas Civis de Rio do Sul e Rodeio não atenderam as ligações feitas pela reportagem. Segundo o Epagri/Ciram, Rio do Sul foi uma cidade com um dos valores mais expressivos de chuva. Nas últimas 72 horas foram 121,8 milímetros. Ilhota (125,8 milímetros) e Tijucas (136,4 milímetros) também se destacaram na medição.