Blumenau segue em estado de atenção por causa da chuva que atinge o município desde sexta-feira. A média de precipitação nesse período já atinge 85 milímetros e, segundo o diretor da Defesa Civil da cidade, Adriano Cunha, o risco é de deslizamentos e escorregamentos. O volume de água é considerado grande, tendo em vista que em um mês normal a média é de 120 mm.

Continua depois da publicidade

Apesar do acumulo de água na terra, nenhuma ocorrência foi registrada até o momento. Às 7h desta segunda-feira o nível do Rio Itajaí Açu era de 3m65cm.

– O nível deve subir ainda, mas a população não deve se preocupar. A previsão é de que hoje à noite as águas já comecem a baixar – tranquiliza Cunha.

:: Cidades do Vale do Itajaí seguem em atenção por conta da chuva

Continua depois da publicidade

De acordo a meteorologista do Alertablu, Taciana Weber o tempo deve se manter instável e com muito nebulosidade até o fim do dia:

– A partir desta terça-feira as nuvens devem ir em direção ao mar dando lugar a uma massa de ar seco. Isso favorece a presença do sol entre nuvens e contribui para o aumento da temperatura no período da tarde – explica.

>> Confira orientações da Defesa Civil do Estado em caso de emergência:

Tempestades com descargas elétricas e vento:

Permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados. Não é recomendável manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos.

Continua depois da publicidade

Alagamentos:

Evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Deslizamentos de terra:

Deve ser observada qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal ou o Corpo de Bombeiros.